sexta-feira, 12 de junho de 2026
O Irã acusou a Argentina de Javier Milei de cruzar uma “linha vermelha”
16/03/2026 21:56
Redação ON Reprodução

O governo iraniano acusou o presidente Javier Milei de cruzar uma “linha vermelha imperdoável” ao declarar a República Islâmica como “inimiga da Argentina”. Em um editorial publicado no Tehran Times, o governo afirmou que o presidente faz parte de um “projeto iranofóbico” orquestrado pelo “eixo EUA-sionista” e alertou que “o Irã não pode permanecer indiferente às posições hostis do atual governo argentino”. A informação é do jornal Clarin.

Declaração de Milei

“Vamos vencer. Eu não gosto do Irã. Eles plantaram duas bombas em nosso país, uma no centro judaico AMIA e outra na embaixada de Israel. Então, digamos que eles são nossos inimigos. Mas eu também tenho uma aliança estratégica com os Estados Unidos e Israel.”

Trechos da declaração publicada no Tehran Times

“Considerando esses fatos, o Irã não pode permanecer indiferente às posições hostis do atual governo argentino. A República Islâmica do Irã, mantendo total vigilância contra esses planos, deve elaborar uma resposta proporcional a essa inimizade. As mãos dos inimigos do Irã estão manchadas com o sangue de pessoas inocentes em nosso país, incluindo mais de 160 estudantes da escola Minab (recentemente destruída por um míssil americano).”

“Agora, a Argentina se apresentou oficialmente como inimiga do Irã e se alinhou aos Estados Unidos e ao regime sionista na agressão militar contra nossa nação. Essa é uma linha vermelha imperdoável que foi cruzada.”

“Recentemente, em um discurso em uma universidade nos Estados Unidos, [Milei] chamou explicitamente o Irã de ‘inimigo’ e declarou que a política externa de seu país está alinhada com as estratégias agressivas dos Estados Unidos e do regime de apartheid israelense contra o Irã.”

“Embora a República Islâmica do Irã nunca tenha considerado o povo ou o governo da Argentina como inimigos, parece que Milei, com essa abordagem e ao cruzar a linha vermelha da segurança nacional iraniana, busca sacrificar os interesses e a conveniência nacionais no altar dos Estados Unidos e do regime de apartheid israelense.”

canal whatsapp banner

Compartilhe: