O que já era ruim ficou ainda pior. O trânsito na Av. Governador Flávio Ribeiro Coutinho —conhecida como o Retão de Manaíra — uma das vias mais movimentadas de João Pessoa, entrou em colapso com o início das obras da Cagepa no trecho entre a Montel Piscinas e a clínica Sorriso Mais Saúde. Imagens exclusivas feitas por drone mostram longas filas de carros, buzinas e motoristas impacientes em meio a um cenário de congestionamento constante, especialmente nos horários de pico.
A obra, que começou há cerca de uma semana, prevê a implantação da nova Estação Elevatória de Esgotos Usina II e do emissário que levará o esgoto de bairros como Altiplano, Cabo Branco e Portal do Sol até a estação de tratamento em Mandacaru. Para isso, foi necessário interditar uma faixa de rolamento em cada sentido da via — o que, na prática, tem causado um verdadeiro estrangulamento do tráfego na região.
Segundo o diretor de expansão da Cagepa, Flávio Oliveira, a intervenção é necessária e segue um cronograma que deve se estender até meados de agosto. “Nós estamos dentro do previsto e devemos concluir tudo até lá”, afirmou. Ele explicou ainda que um acordo com o Ministério Público do Trabalho impede a realização das obras à noite e nos fins de semana, o que limita a velocidade dos trabalhos.
Apesar da tecnologia utilizada — o Método Não Destrutivo (MND), que reduz impactos à superfície — os transtornos são inevitáveis. A área afetada é um corredor comercial importante, cercado por lojas, clínicas e restaurantes, e qualquer alteração na circulação afeta diretamente o cotidiano da cidade.
A Prefeitura, por meio da CEMOB, participou de um plano de ação para tentar amenizar os efeitos da obra no trânsito, mas, na prática, motoristas e moradores da região continuam enfrentando um verdadeiro teste de paciência. E ainda terão que conviver com esse cenário por mais de dois meses.