- Redação ON
Após ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta celebrou sua vitória em uma festa que reuniu diversas figuras políticas e empresariais. O evento contou com a presença de Eduardo Cunha, considerado seu “padrinho político”, e Arthur Lira, antecessor de Motta na presidência da Câmara. Além deles, participaram ministros do governo Lula, como Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. A celebração foi marcada por momentos de descontração, incluindo apresentações musicais e interações amistosas entre adversários políticos.
No entanto, a “Lua de Mel”, a fase de comemorações deve ser breve, pois Motta enfrentará desafios importantes em sua gestão. Um dos principais é a proposta de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Enquanto aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro pressionam pela aprovação da anistia, o governo Lula e seus apoiadores são contrários à medida. Motta afirmou que tratará o tema com imparcialidade na Câmara.
Além disso, Motta precisará equilibrar os interesses de diferentes grupos políticos dentro da Câmara. Com o apoio tanto do PL de Bolsonaro quanto do PT de Lula em sua eleição, espera-se que ele atue de forma conciliadora, buscando harmonizar as demandas de ambos os lados. Temas como a regulação das redes sociais, a reforma tributária e a distribuição de emendas parlamentares estarão na pauta, exigindo habilidade política para conduzir as discussões.
A capacidade de Motta em gerenciar esses desafios será crucial para o sucesso de sua presidência. Sua atuação poderá definir o equilíbrio entre os poderes Legislativo e Executivo, além de influenciar diretamente o andamento de pautas essenciais para o país.
Quem estava na festa

A festa ocorreu em um espaço de eventos a cerca de 5 km do Congresso Nacional e reuniu cerca de 1.500 convidados. O show de forró foi comandado por Luan Estilizado. Motta estava acompanhado da esposa, Luana Medeiros, e de seu pai, Nabor Wanderley.
O cardápio foi sofisticado: drinks preparados na hora, além de uísque bourbon, vinho, espumante e chope. No jantar, destaque para risoto de parmesão com rapadura e medalhão de filé mignon. Já na sobremesa, os convidados puderam degustar esferas de chocolate e pavlova. E, dentre os figurões que compareceram, destacamos alguns dos mais importantes:
• Arthur Lira (PP-AL): ex-presidente da Câmara dos Deputados.
• Eduardo Cunha (Republicanos-RJ): ex-presidente da Câmara.
• Ciro Nogueira (PP-PI): senador e presidente nacional do Progressistas.
• O casal Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), ela presidente nacional do PT.
• Marcos Pereira (Republicanos-SP): deputado federal e presidente nacional do Republicanos.
• Baleia Rossi (MDB-SP): deputado federal e presidente nacional do MDB.
• Alexandre Padilha: ministro das Relações Institucionais.
• Paulo Teixeira: ministro do Desenvolvimento Agrário.
• André Fufuca: ministro do Esporte.
• Silvio Costa Filho: ministro dos Portos e Aeroportos.
• Luciana Santos: ministra da Ciência e Tecnologia.
• Wesley Batista: empresário e fundador do grupo JBS.
