A bancada paraibana no Congresso segue ampliando sua influência na cena política nacional. Depois de emplacar Hugo Motta (Republicanos) na presidência da Câmara dos Deputados, agora é a vez do deputado federal Gervásio Maia (PSB) assumir um dos postos mais estratégicos do Orçamento federal: a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A nomeação de Gervásio foi sacramentada com aval direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ligou pessoalmente para o deputado neste sábado, segundo revelou o jornalista Luiz Torres em seu blog. A escolha ocorre num momento de forte pressão do Centrão para que o Congresso aprove regras mais rígidas no cronograma de liberação das emendas parlamentares, o que coloca Gervásio no epicentro de uma queda de braço entre Executivo e Legislativo.
O deputado paraibano passará a atuar como uma espécie de “árbitro” nesse embate, tendo que equilibrar os interesses do governo federal e as demandas do bloco comandado por Arthur Lira (PP-AL). A indicação de Gervásio é ainda mais simbólica por ele transitar bem entre as duas forças: é aliado de Lula, mas também mantém forte ligação com Hugo Motta, seu conterrâneo e novo presidente da Câmara.
O movimento fortalece ainda mais o protagonismo da Paraíba em Brasília, que agora detém dois dos postos mais relevantes do Congresso. Para Gervásio Maia, além do prestígio em nível nacional, a relatoria também representa uma espécie de compensação política, já que dentro do PSB paraibano ele não ocupa espaço proporcional ao seu peso em Brasília.
A relatoria da LDO é estratégica por definir as diretrizes do orçamento do ano seguinte, influenciando diretamente na negociação das emendas parlamentares — um dos temas centrais da articulação política atual.