sábado, 13 de dezembro de 2025
Nordeste lidera ranking de violência, mas Paraíba fica fora da lista das 10 cidades mais perigosas do Brasil
25/07/2025 10:17
Redação ON Reprodução

Apesar de o Nordeste concentrar as cidades mais violentas do país, a Paraíba ficou de fora do top 10 do novo ranking nacional de violência divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O dado chama atenção ao mostrar que, mesmo em uma região marcada por altos índices de criminalidade, o estado paraibano não aparece entre os municípios com maiores taxas de mortes violentas intencionais.

Segundo o Anuário, os 12 municípios mais violentos do Brasil, considerando apenas cidades com mais de 100 mil habitantes, estão todos no Nordeste — com destaque para o Ceará e a Bahia. Maranguape (CE) lidera a lista, com alarmantes 79,9 mortes por 100 mil habitantes, seguido por Jequié (BA), Juazeiro (BA), Camaçari (BA) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

A taxa de mortes violentas intencionais considera homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial.

Além de Maranguape, outras quatro cidades cearenses aparecem entre as 20 mais violentas: Caucaia (68,7), Maracanaú (68,5), Itapipoca (63,8) e Sobral (59,9). Todas na órbita da Região Metropolitana de Fortaleza, o que reforça a crise de segurança vivida no estado.

A prefeitura de Maranguape, que saltou da oitava posição no ano passado para a liderança em 2025, afirmou por nota estar “comprometida em reverter a realidade de violência” e que desde 2024 tem adotado medidas sociais em áreas vulneráveis.

Enquanto isso, a Paraíba se destaca como exceção: nenhum de seus municípios aparece entre os mais violentos, sinalizando um desempenho positivo em relação a estados vizinhos. O dado não significa que o estado esteja livre da violência, mas indica que medidas locais podem estar surtindo efeito diante de um cenário regional alarmante.

canal whatsapp banner

Compartilhe: