sábado, 6 de dezembro de 2025
Marinha instaura inquérito para apurar acidente com lancha em Cabedelo
02/05/2025 15:49
Redação ON Reprodução

A Marinha do Brasil, instaurou, nesta sexta-feira (2), um inquérito para apurar o acidente com um casal em uma lancha na praia do Jacaré, em Cabedelo, nessa quinta-feira (1).

O casal estava acompanhado de outras duas pessoas na lancha, que fazia o tradicional passeio para ver o pôr do sol, na Praia do Jacaré, área de encontro entre o Rio Paraíba e o mar.

O  médico e a esposa são do Maranhão e vieram à João Pessoa a passeio. O médico chegou a pular duas vezes nas águas do rio Paraíba, em forma de lazer, porém na segunda vez não conseguiu retornar à lancha.

Em meio a situação, a esposa da vítima tentou salvar o mesmo e acabou sendo atingida pela hélice da embarcação. Ela ficou com as pernas presa, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao Hospital de Trauma de João Pessoa.

Segundo o último boletim médico, a mulher passou por cirurgia e não precisou amputar a perna, ela segue internada e seu quadro de saúde é considerado estável.

As buscas pelo turista mobilizam uma força-tarefa com drones, helicóptero, botes e uma moto aquática. As operações foram retomadas às 5h desta sexta-feira (2).

Veja nota enviada pela Marinha:

A Marinha do Brasil informa que, na tarde desta quarta-feira, 1º de maio, tomou conhecimento da ocorrência de um incidente envolvendo duas pessoas que estavam a bordo de uma embarcação de esporte e recreio (lancha), nas proximidades do local conhecido como Pôr do Sol do Jacaré, no município de Cabedelo-PB.

De acordo com as informações preliminares, o acidente teve início quando um dos ocupantes da embarcação realizou um mergulho nas águas do rio Paraíba e, após o salto, não conseguiu retornar para a lancha. Na tentativa de resgate, a segunda passageira teve os membros inferiores atingidos, possivelmente pelo hélice da embarcação.

A vítima ferida foi resgatada com vida por uma equipe da Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB), recebeu os primeiros socorros no local e, em seguida, foi prontamente atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que realizou os procedimentos de estabilização e a conduziu ao Hospital de Trauma da região.

O outro ocupante da embarcação permanece desaparecido. Desde o momento da ocorrência, equipes da CPPB, em articulação com o Corpo de Bombeiros Militar, estão mobilizadas em operação contínua de buscas, com o apoio de embarcações das marinas locais.

Um evento de Busca e Resgate (SAR – Search and Rescue), coordenado pelo SALVAMAR NORDESTE, no Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), encontra-se aberto para coordenar as buscas pelo desaparecido, tendo a CPPB como Subcoordenador.

A Marinha comunica que será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas determinantes do incidente, bem como apurar responsabilidades.

canal whatsapp banner

Compartilhe: