Inmet renova previsões de chuvas fortes e põe 80 cidades da PB em alerta “Laranja” até quinta-feira
18/05/2025 09:35
Da redação do ON com informações do Inmet e Defesa Civil Secom-JP
Quase metade dos municípios paraibanos estão sob alerta de chuvas intensas até a próxima quinta-feira, dia 22. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou as previsões pluviométricas com dois avisos, sendo um “Laranja” e outro “Amarelo”, que abrangem o Litoral, Brejo, Curimataú e grande áreas do Cariri. Os alertas englobam 80 municípios paraibanos, incluindo João Pessoa e Campina Grande e são válidos até às 10h da manhã da quinta-feira.
O Litoral registrou chuvas intensas entre a quinta-feira, dia 15, e o sábado, dia 17. Apenas em João Pessoa em 72 horas choveu 244,6 milímetros (mm), praticamente o previsto para todo o mês de maio. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) registrou 112 chamadas – a maioria sobre alagamentos e risco de quedas de árvores–, que foram resolvidas ou encaminhadas para os órgãos responsáveis.
No novo boletim “Laranja”, valído a partir da manhã deste domingo, dia 18, a previsão é de chuva entre 30 chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas perigo de cenários.
Já o alerta “Amarelo”, que também começou a valer na manhã deste domingo, há expectativa de chuva entre 20 e 30 milímetros por ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos podendo variar entre 40 a 60 quilômetros por hora.
Neste sábado pela manhã, a interditou quatro imóveis que apresentaram risco estrutural. As quatro famílias residentes nos espaços foram realocadas para casa de parentes enquanto aguardam a inserção no programa Auxílio Moradia, pago pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que as equipes vão continuar de prontidão enquanto perdurar o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “A Defesa Civil não para. Nós estamos percorrendo os bairros da cidade desde as primeiras chuvas. Nossas equipes vão continuar monitorando as áreas de risco para que, em caso de necessidade, possamos responder de forma célere e assegurar o bem-estar da população, principalmente das pessoas que residem nesses locais”, pontuou.
O coordenador destacou ainda a importância das medidas de segurança a serem adotadas em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade e acionar a Defesa Civil para que as providências sejam tomadas.
Como acionar A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.