O cinema brasileiro voltou a brilhar no Festival de Cannes, na França. A produção nacional “O Agente Secreto” conquistou dois prêmios neste sábado, dia 24. A primeira vitória veio com Wanger Moura, que conquistou o prêmio de Melhor Ator. Em seguida, Kleber Mendonça Filho ganhou o prêmio de Melhor Diretor. O prêmio de Wagner Moura é inédito
O país já havia conquista o prêmio por atuação em Cannes, mas com as mulheres, como foi o caso de Fernanda Torres, por “Eu Sei que Vou Te Amar”, na década de 80. Já direção foi conquistado por Glauber Rocha pelo filme “O Dragão da Maldade e o Santo Guerreiro”.
A Palma de Ouro, a premiação máxima de Cannes, foi para o filme “A Simple Accident”, para o diretor iraniano Jafar Panachi. A conquista é ainda mais especial porque Jafar já foi preso, condenado e proibido de fazer filmes e viajar nos últimos anos, devido ao seu cinema contestador.
No caso do filme brasileiro “O Agente Secreto”, Kleber Mendonça Filho subiu ao palco pela primeira vez para receber o prêmio por Wagner Moura, que não foi à premiação por estar nas filmagens do longa “11817”, de Louis Leterrier. O diretor afirmou durante a premiação: “Eu fui muito, muito sortudo de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele é um grande ator e uma ótima pessoa. Eu o amo muito e espero que ‘O Agente Secreto’ traga muitas coisas para ele”.
O filme “O Agente Secreto” foi exibido no último domingo em Cannes e teve 13 minutos de aplausos de pé. O longa chamou a atenção da imprensa francesa, que o chamou de “virtuoso” e “espetacular”. Veículos, como a BBC de Londres, já o colocam na corrida pelo Oscar 2026.
“O Agente Secreto” já foi sido considerado como melhor filme do festival pelo júri da Fipresci, a principal associação de críticos de cinema do mundo. Ele também conquistou o Prix des Cinémas Art et Essai, da Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio, cujo júri foi presidido pela atriz Juliette Binoche.
Lula parabeniza
O presidente Lula comemorou os prêmios de melhor direção e melhor ator para O Agente Secreto. O presidente da República parabenizou Kléber Mendonça Filho e Wagner Moura pelas conquistas.
“Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. De comemorar o reconhecimento que nossa arte tem no mundo. E de curtir a felicidade de viver em um país que tem gigantes do porte de @kmendoncafilho e Wagner Moura”, escreveu o presidente, que disse ainda que as duas premiações mostram que o cinema brasileiro “não deve nada a ninguém”.
“Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou há pouco no festival de Cannes – melhor diretor e melhor ator – mostram que o cinema de nosso país não deve nada para ninguém. E que seguiremos encantando os públicos e os críticos ao redor do planeta com filmes que mostram nosso talento, nossa cultura e capítulos importantes de nossa própria história”, concluiu Lula em seu perfil na rede social.