O torcedor do Botafogo-PB andou se sentindo mimado nas últimas semanas. Nos dois últimos sábados, a TV Arapuan, afiliada Band na Paraíba, exibiu partidas do Belo pela Série C do Campeonato Brasileiro: no dia 2, contra o CSA, em Maceió; e ontem (9), diante da Ponte Preta, no Almeidão, com direito a vitória e um respiro na luta contra o rebaixamento. A coincidência levantou a suspeita — ou a esperança — de que todos os jogos do time pessoense, daqui para frente, passariam na TV aberta.
Mas não é bem assim. Quem explica é o diretor da Band Nordeste, Augusto Correia Lima. Segundo ele, a escolha dos jogos é feita a partir de uma lista disponibilizada pela CBF, geralmente com duas ou três opções para o horário das 17h de sábado.
“A CBF disponibiliza dois ou três jogos do sábado às 17h. Por exemplo, ontem estava disponível Caxias x ABC e Ponte Preta x Botafogo. Nós escolhemos transmitir Ponte Preta e Botafogo. Então a gente escolhe conforme a disponibilidade da CBF. Às vezes tem dois jogos, às vezes três. Já aconteceu até de termos quatro opções. E cada praça pode passar o jogo que quiser entre os disponíveis”, disse.
O jogo do Belo acabou sendo a escolha natural para o público nordestino. Mas nada garante que haverá novas transmissões. Foi apenas uma coincidência para o torcedor paraibano, que pôde acompanhar duas atuações seguidas do time pela TV aberta.
As afiliadas podem escolher um dos jogos do “cardápio” oferecido pela Band nos fins de semana, mas são obrigadas a ocupar aquele horário do sábado com a Série C. No caso da Paraíba, a TV Arapuan tem até o direito de vender cotas de patrocínio para esses horários, mas não pode, por exemplo, escolher aleatoriamente o jogo do Belo, contra qualquer adversário, e simplesmente montar sua própria estrutura para exibir.
O próximo passo, agora, é torcer para que a tabela e a CBF voltem a conspirar a favor do Belo. Afinal, coincidências felizes nunca são demais no futebol. Mas como o próximo jogo do Botafogo será na segunda-feira (18), fora de casa, contra o Ypiranga, desta vez não será possível. Talvez no último sábado de agosto, dia 30, na partida contra o Anápolis. Tavez.