
Com vendas marcadas para a partir do dia 6 de setembro, o Volkswagen Golf GTI 2026 começa a fazer apresentações públicas espetaculares para marcar a volta de um ícone esportivo ao mercado brasileiro. E a proeza da vez foi a participação do modelo numa drag race com um avião Beechcraft Bonanza G36 no charmoso aeroporto da cidade de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo.
A aeronave, com seu motor de 6 cilindros, aspirado, capaz de gerar 300cv de potência, e o novo Golf GTI, com motor 2.0 Turbo 370 TSI, com 245 cv de potência e torque de 37,7 kgfm, iniciaram o percurso na cabeceira da pista de 1.320 metros. Em 6,1segundos, o esportivo VW ultrapassava os 100 km/h e abria distância do Beechcraft, que aparecia no retrovisor iniciando a decolagem.
Há seis anos sem ser comercializado no Brasil, o hatch mantém a identidade visual do modelo, mas com faróis de led mais finos e lanternas atualizadas, rodas de 18 polegadas com pneus 225/40, pinças de freios dianteiros e traseiros pintadas de vermelho e dupla saída de escapamento. O para-choque mais robusto traz uma grade inferior maior com cinco pequenos faróis de cada lado.
Com 4,28 metros de comprimento, 2,07 m de largura, 1,44 m de altura e 2,63 m de distância entre-eixos, o VW Golf GTI 2026 pesa 1.950 kg. O porta-malas tem espaço para 344 litros de bagagens e a capacidade de carga do carro é de 500 kg. O tanque de combustível é para 50 litros.
Em relação à segurança, o modelo está equipado com seis airbags (frontais com desativação para o passageiro, laterais e de cortina), controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), frenagem autônoma de emergência com monitoramento de pedestres e ciclistas (AEB), controle eletrônico de estabilidade (ESC) com assistente de partida em rampa, sistema de travamento de diferencial XDS, além de monitoramento de pressão dos pneus.
Internamente, o novo Golf GTI é trabalhado para oferecer o máximo de conforto e modernidade, equipado com ar-condicionado digital Climatronic de três zonas com regulagens independentes, bancos dianteiros com aquecimento e suporte lombar, e traseiros com encosto bipartido e apoio de braço central. Embora já tenha sido apresentado e tenha data marcada para começar a ser vendido, o preço não foi divulgado, mas deve girar em torno de R$ 300 mil.
