
Apresentado na Europa com a participação de jogadores do Juventus, time com quem renovou o patrocínio da marca por mais três anos, o novo Jeep Compass pode chegar ao Brasil no ano que vem. O utilitário esportivo, em sua terceira geração, será montado na nova plataforma STLA Medium, que a Stellantis vai utilizar em outros modelos de marcas que compõem a holding.
Como resultado, o novo Compass fica 14 centímetros maior no comprimento, com oito centímetros a mais de largura e com entre-eixos total de 2,74 metros, 11 centímetros a mais que na versão atual. As novas medidas, que conferem um visual mais robusto ao modelo, garantem também mais espaço interno e conforto aos passageiros, principalmente os do banco traseiro.
As linhas são também mais retas, conferindo um visual mais quadrado ao SUV que é um grande sucesso de vendas na Europa e Brasil. Os novos são faróis full LED e mais afilados, com com filetes de posição verticais. Na traseira, as lanternas começam nas curvas das laterais e seguem com um filete superior por toda extensão da tampa do porta-malas. Internamente, se destaca uma grande tela multimídia.
Os para-choques mais robustos e as rodas de 20 polegadas conferem ao modelo um espírito off-road mais acentuado.
Nas versões apresentadas na Europa, o novo Compass vai contar com motorizações híbridas e totalmente elétrica. A básica será de 1.2 litro e a intermediária de 1.6 litro, ambas de quatro cilindros, com 145 cv e 195 cv respectivamente. Nas versões eletrificadas há opções que variam entre 213 cv e 375 cv, além de versão mais completa com tração integral.
Programada para ter produção iniciada na Europa ainda no final deste ano de 2025, o modelo ainda não tem data certa para começar a ser fabricado também no Brasil, o que pode acontecer ainda em 2026 ou, em último caso, até no primeiro trimestre do ano seguinte.
