
Diferente de algumas marcas, os modelos esportivos da Volkswagen, os GTS, sempre tiveram uma “pegada” mais forte. Ou seja, há um verdadeiro trabalho de engenharia na suspensão, freios, transmissão e no acabamento.
Além disso, o Nivus GTS chega também com um motor mais “apimentado” em relação às demais versões, de 1,4 litro turbo, com 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque (daí a denominação 250). A transmissão também é recalibrada e automática de seis marchas.
Expectativa
Demorou mas chegou. O Nivus GTS é o primeiro de três modelos esportivos que a marca alemã vai lançar este ano no Brasil e que resgata muito bem a tradição do TS e GTS.
Desde o seu lançamento, havia um “clamor” por uma versão mais esportiva do modelo. Além de ser um dos carros mais bonitos, elegantes e equilibrados do mercado nacional, o Nivus já tem por natureza um apelo jovial. E a Volkswagen brasileira acertou em cheio.
Os freios, como convém a um esportivo, são a disco nas quatro rodas e o sistema de direção também ganhou uma recalibração para deixar a versão GTS mais na mão de quem o vai dirigir.
E como não poderia ser
O novo esportivo oferece quatro diferentes modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Neste último, é possível configurar diversos parâmetros para combinar características dos três outros modos de condução. As configurações podem ser programadas diretamente na tela central.
De série, o o Nivus GTS conta com o pacote ADAS, que inclui o controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), assistente ativo de permanência de faixa (Lane Assist) e assistente de condução ativa e permanência na faixa (Travel Assist). Há ainda seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), fixação de assento de criança com sistema Isofix/Top Tether, assistente para partida em subidas, controles de tração e estabilidade (ESC e ASR), além do bloqueio eletrônico (EDS).
Essência
Para marcar a personalidade tão característica dos modelos esportivos da Volkswagen do Brasil, o Nivus GTS tem vários detalhes importantes em vermelho. Os bancos dianteiros contam com um formato exclusivo do tipo (quase) concha, que “abraçam” o corpo do motorista e acompanhante. O revestimento de todos os bancos é exclusivo para a versão, com o logotipo GTS estampado nos dianteiros. No painel, um aplique leva a icônica no lado do carona, enquanto todo o revestimento do teto foi escurecido.
O painel de instrumentos 100% digital, oferece uma tela de 10,25 polegadas para completar o pacote tecnológico do modelo. Especialmente para a versão GTS, a tela recebeu detalhes exclusivos em vermelho, além de um novo grafismo.
A conectividade é destaque no esportivo. Com a central multimídia VW Play Connect, tem internet embarcada e permite o uso de aplicativos diretamente em sua tela, sem a necessidade do uso de smartphones. Entretanto, a central é compatível com espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e há ainda carregador por indução para os celulares no painel e saída de ar para manter o aparelho resfriado.
Agressividade
A Volkswagen também se preocupou em dar um toque de esportividade parte inferior do para-choque. A icônica sigla GTS foi cravada na grade frontal, tampa traseira e nas laterais. Os retrovisores externos são pintados em preto.
A iluminação em full LED deixa o visual moderno e fornece uma assinatura exclusiva na dianteira e traseira. As rodas esportivas são exclusivas e têm duas opções.
História
Toda a família de esportivos da Volkswagen marcou época na memória do público brasileiro. O novo Nivus GTS chega para preencher mais um capítulo dessa história, que marca presença no Brasil desde o VW Passat GTS e estreou em 1983. No ano seguinte, passou a s…