
Um vídeo de uma demonstração de eficiência de suspensão de três carros “viralizou” nas redes sociais nos últimos dias. Trata-se de uma comparação do comportamento de um modelo chinês com dois outros veículos de luxo alemães, considerados dos mais tecnológicos e avançados do mercado. Os automóveis em questão são dois sedans BMW e Audi top de linha e o SUV Nio ET9.
Como você pode ver neste vídeo (clique AQUI para assistir no “X”), o modelo chinês, que vem na frente, passa por uma série de pequenas lombadas alternadas e a carroceria do carro permanece estável, sem refletir as “imperfeições” do piso. Já o BMW e o Audi balançam para um lado e para o outro, de acordo com o trabalho das suspensões sobre os pequenos obstáculos.
Mais que apresentar as qualidades do modelo chinês, o vídeo coloca em evidência o avanço da tecnologia chinesa antes tida como muito inferior em comparação à alemã e outras. O advento dos carros elétricos, hoje em crescente no Brasil e no mundo, já vinha despertando o debate sobre a qualidade desses produtos orientais.
Lançado recentemente no mercado chinês, o ET9 utiliza o que é considerado o primeiro sistema de suspensão totalmente ativa (FAS) integrada do mundo. A tecnologia permite o processamento de informações e respostas em impressionantes 1ms (milissegundo), ou seja, um milésimo de segundo.
Com a atuação do sistema individualmente em cada roda, o resultado é o ajuste instantâneo de rigidez, amortecimento e altura da carroceria, transmitindo aos passageiros a sensação de estabilidade e conforto do veículo, como se estivesse transitando por um terreno totalmente plano, liso. O eixo traseiro ET9 também é esterçante, o que ajuda em manobras de estacionamento.
Além de tudo, o modelo Nio, construído para fazer frente a modelos superiores como o Maybach, da Mercedes-Benz, traz em seus 5,28m de comprimento, com entre-eixos de 3,25m, muito requinte e avanços tecnológicos. Internamento, são quatro lugares com bancos ajustáveis em 18 posições e regulagem de até 45° de reclinagem.
No painel, que conta com volante oval, os instrumentos são 100% digitais e a central multimídia tem 15,6 polegadas. A potência total do carro chega a 706 cv, resultado da combinação da motorização elétrica dianteira de 462 cv e traseira de 244 cv. Entre esses e tantos outros avanços apresentados pelo ET9, é de se considerar que o modelo propõe uma redefinição do conceito de automóveis.