A União, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Governo da Paraíba formalizaram um novo Acordo de Cooperação Técnica para ampliar iniciativas conjuntas nas áreas de ciência, desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo. O documento foi publicado nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União.
O acordo prevê a execução de ações integradas no Estado da Paraíba com possibilidade de transbordamento para todo o país, especialmente para a região Nordeste. As medidas incluem programas de transferência de tecnologia, capacitação, projetos de inovação e outras ações definidas no plano de trabalho que acompanha o documento.
O prazo de vigência é de 48 meses, contados a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogado mediante aditivo. As ações começam a valer já a partir de novembro de 2025.
O extrato é assinado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, e pelo governador da Paraíba, João Azevêdo Lins Filho. A publicação também reforça que, conforme cláusula do acordo, todo o conteúdo referente à parceria — incluindo o Plano de Trabalho — será divulgado integralmente para garantir transparência.
A iniciativa consolida mais um passo da Paraíba na área de inovação, ambiente em que o Estado vem buscando ampliar parcerias federais e atrair investimentos estratégicos para projetos de tecnologia aplicada, formação profissional e fortalecimento de ecossistemas inovadores.