A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta sexta-feira, dia 28, uma nota de repúdio por conduta praticada próximo às dependências do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da instituição. Um cartaz foi colocado nas imediações do referido centro com uma mensagem alusiva ao fascismo na última terça-feira, dia 25.
Confira abaixo o conteúdo.
NOTA DE REPÚDIO
No dia 25 de março foi adesivado um cartaz próximo ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), com mensagem alusiva ao fascismo. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) manifesta seu veemente repúdio a quaisquer condutas praticadas em suas dependências que façam apologia ao fascismo, ao autoritarismo ou a ideologias que atentem contra os valores democráticos e os direitos fundamentais. Vale ressaltar que tal postura da UEPB não se baseia em princípios ideológicos, mas civilizatórios, cujo compromisso se orienta para a convivência ética entre visões de mundo diferentes, com respeito mútuo e observância à cultura da não violência.
A UEPB reafirma seu compromisso com a defesa da democracia, da liberdade de expressão e dos direitos humanos, valores fundamentais que orientam sua missão institucional. Qualquer manifestação que promova a intolerância, a opressão ou a supressão de direitos contraria os princípios que norteiam esta Instituição de ensino, pesquisa e extensão.
Diante dos fatos registrados, a Universidade informa que está adotando todas as providências legais cabíveis para a devida apuração e identificação das pessoas, a fim de que sejam tomadas as medidas de responsabilização necessárias.
A UEPB reforça seu compromisso com a construção de um ambiente acadêmico pautado no respeito à diversidade, na pluralidade de ideias e na defesa intransigente dos valores democráticos.
Campina Grande, 28 de março de 2025.
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)