sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Trump volta a defender Bolsonaro em carta pública e critica governo brasileiro por “censura”
17/07/2025 20:04
Redação ON Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em carta publicada nesta quinta-feira (17) na rede social Truth Social, Trump afirmou que Bolsonaro é alvo de um “sistema injusto” e que seu julgamento deveria ser encerrado imediatamente.

“Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria acabar imediatamente!”, escreveu o norte-americano. “Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.”

Na mensagem, Trump também se disse preocupado com o que classificou como ataques à liberdade de expressão no Brasil, fazendo críticas diretas ao governo Lula.

“Estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo. Expressei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária”, declarou, em referência à tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros nesta semana. “É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.”

Histórico de defesa

Trump tem demonstrado publicamente apoio a Bolsonaro em diversas ocasiões recentes. No último dia 15, voltou a afirmar que o ex-presidente brasileiro é vítima de uma “caça às bruxas”, expressão já usada por ele em outras situações envolvendo aliados internacionais, como o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

O apoio tem vindo acompanhado de medidas concretas: ao anunciar as novas tarifas sobre os produtos brasileiros, Trump citou diretamente a situação de Bolsonaro como uma das motivações. “Ele não é meu amigo, mas é alguém que conheço. Representa milhões de brasileiros, pessoas maravilhosas. Ama o Brasil e lutou muito por essas pessoas. Agora querem prendê-lo. Isso me parece uma caça às bruxas, e acho muito triste”, declarou.

canal whatsapp banner

Compartilhe: