sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Trump sai em defesa de Bolsonaro e ataca Justiça brasileira: “Caça às bruxas vergonhosa”
07/07/2025 12:24
Redação ON Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a causar polêmica nesta segunda-feira (7/7) ao usar sua rede Truth Social para defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e atacar duramente a Justiça brasileira. Segundo Trump, Bolsonaro é alvo de uma “perseguição implacável” e de uma “caça às bruxas” semelhante à que ele próprio diz sofrer nos Estados Unidos.

“O Brasil está fazendo uma coisa terrível com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Estão atrás dele dia e noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu Trump, que já havia elogiado Bolsonaro em outras ocasiões. “Conheci Jair Bolsonaro. Ele foi um líder forte, que realmente amava seu país — e também um negociador muito duro em comércio.”

Trump também sugeriu que a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022 foi apertada demais e afirmou que Bolsonaro, hoje inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “lidera nas pesquisas”.

Em tom inflamado, Trump comparou o processo enfrentado por Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) ao que vive nos EUA: “Isso é um ataque a um oponente político — algo que eu entendo muito bem! Aconteceu comigo, em uma escala ainda maior.”

Ao final, o presidente americano prometeu acompanhar de perto a situação do ex-presidente brasileiro. “Estarei assistindo à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e seus milhares de apoiadores. O único julgamento que deveria acontecer é nas urnas. Deixem Bolsonaro em paz.”

A fala de Trump ecoa o movimento que ele já havia feito em apoio ao premiê israelense Benjamin Netanyahu, também alvo de investigações em seu país. Agora, volta sua artilharia para o Brasil — e promete não ficar em silêncio.

canal whatsapp banner

Compartilhe: