quarta-feira, 2 de abril de 2025
Sozinha no fim da linha: Zambelli lamenta abandono de Bolsonaro às vésperas de condenação
31/03/2025 1:40 pm
Redação ON Reprodução

À beira de uma condenação no Supremo Tribunal Federal (STF), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) gravou um desabafo emocionado e dramático, revelando frustração e mágoa com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A Corte já formou maioria para condená-la por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma, após um episódio em que sacou uma pistola e perseguiu um homem nas ruas de São Paulo, em plena véspera das eleições de 2022.

Caso confirmada a condenação, Zambelli pode perder o mandato parlamentar — o que, segundo aliados, seria um duro golpe para uma das mais aguerridas defensoras do bolsonarismo no Congresso.

Em áudio enviado a pessoas próximas, Zambelli afirma ter se sentido abandonada por Bolsonaro no momento em que mais precisa de apoio político e pessoal. A expectativa dela era de que o ex-presidente se articulasse nos bastidores ou, ao menos, mobilizasse aliados no Congresso para tentar barrar um eventual processo de cassação. Mas o silêncio do ex-presidente foi interpretado como um rompimento.

A seguir, o desabafo de Zambelli, reproduzido ipsis litteris:

         “Esperava apoio, né? Durante tanto tempo, desde 2013, eu fui eleita em 2018, mas desde 2013 eu apoio o Bolsonaro. Antes, como ativista, nas causas dele, ajudei na eleição de 2018. Durante todo o governo eu acho que eu fui uma das pessoas de mais linha de frente dentro do Congresso para poder defender o governo, o presidente, enfim. E eu esperava ter algum tipo de retribuição em relação a isso, né? Ou seja, contar com a amizade dele nesse momento difícil. Mas eu acho que não só eu, como outras pessoas também perderam a amizade do presidente no momento que precisam.”

O tom melancólico do áudio evidencia a quebra de uma das alianças mais antigas e leais do núcleo bolsonarista. Internamente, aliados admitem que o grupo político encolheu, e que Bolsonaro tem se afastado de parlamentares que enfrentam problemas judiciais — inclusive dos mais fiéis.

Considerada “culpada”

É bom lembrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro atribuiu sua derrota nas eleições de 2022 a Carla Zambelli (PL-SP), devido a um incidente ocorrido na véspera do segundo turno. Durante participação no podcast “Inteligência Ltda.”, semana passada, Bolsonaro afirmou:

         “A Carla Zambelli tirou o mandato da gente. Ela tirou o mandato da gente.” 

Bolsonaro referia-se ao episódio em que Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem nas ruas de São Paulo, o que, segundo ele, teria impactado negativamente sua campanha: 

         “Aquela imagem, da forma com que foi usada, a Carla Zambelli perseguindo o cara. Aquilo teve gente falando: ‘olha, o Bolsonaro defende o armamento’. Mesmo quem não votou no Lula, anulou o voto. A gente perdeu.” 

Essas declarações evidenciam um distanciamento entre Bolsonaro e Zambelli, sugerindo que o ex-presidente a responsabiliza por sua derrota eleitoral.

Compartilhe: