Show e domínio completo de Max Verstappen no GP do Japão de Fármula 1
06/04/2025 9:03 am
Redação ON Reprodução

Max Verstappen dominou o Grande Prêmio do Japão com um fim de semana impecável. Surpreendeu ao garantir a pole position, superando os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, e confirmou o favoritismo ao vencer a corrida, disputada na madrugada deste domingo (6).

A vitória, porém, pode ter sido influenciada por um fator crucial: a queda na temperatura. Enquanto os treinos livres e a classificação ocorreram sob sol e calor, a prova foi realizada após chuva, com o céu encoberto, condições que favoreceram o desempenho do carro da Red Bull.

Destaques da corrida 

Gabriel Bortoleto terminou em penúltimo lugar e segue sem pontuar na Fórmula 1. “O lado positivo foi completar a corrida”, declarou. 

Oscar Piastri acredita ter sido mais rápido que Norris, mas evitou questionar as decisões estratégicas da McLaren. 

Lando Norris minimizou um incidente com Verstappen na saída dos boxes e reconheceu: “A corrida escapou das minhas mãos ontem”.

Verstappen destacou como as condições climáticas foram determinantes. “Em situações normais, eu não pensaria em vencer. Mas o frio ajudou bastante. Nosso carro sofre com superaquecimento, e a temperatura mais baixa reduziu esse problema”, explicou o piloto em entrevista à Band.

Ele também reconheceu a pressão dos rivais. “Conseguimos maximizar o resultado mais uma vez. Eles estavam rápidos e nos pressionando o tempo todo, mas ultrapassar aqui em Suzuka é muito complicado”, completou.

Foi a quarta vitória seguida de Verstappen no circuito japonês, a primeira dele na temporada atual. Mesmo assim, ele fica atrás de lendas como Michael Schumacher (6 vitórias) e Lewis Hamilton (5), os maiores vencedores no Japão.

Apesar do sucesso, o tetracampeão mantém os pés no chão e não vê a Red Bull no topo. “Ganhar aqui não significa que estamos de volta à liderança. Ainda lidamos com falta de ritmo e problemas de aquecimento”, afirmou, já projetando dificuldades para o GP do Bahrein, no próximo fim de semana. “Os pneus vão esquentar muito, mas vamos tentar tirar o máximo do que temos”, acrescentou. Com o resultado, Verstappen assumiu a vice-liderança do Mundial de Pilotos, com 61 pontos, apenas um atrás de Norris (62). Piastri, que comemorou seu aniversário no dia da corrida, está em terceiro, com 49 pontos.

Compartilhe: