A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e Educação (Seduc), lançou o projeto “Desacelere, a paz está em nossas mãos” – inspirado na campanha nacional da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). As atividades de educação para o trânsito são realizadas nas 9 creches municipais até o início do Maio Amarelo. O lançamento do projeto aconteceu nesta quinta-feira (24), na creche Pequeno Príncipe.
A aplicação do projeto se dá través de uma metodologia lúdica e educativa, por meio dos gestores e supervisores no ambiente de educação infantil. O objetivo da iniciativa é ser crucial para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes das regras de segurança no trânsito, desde a mais tenra idade.
Na prática, são realizadas atividades de pinturas e músicas, dentre outras expressões artísticas, bem como jogos e brincadeiras com simulações de situações de trânsito, que são utilizados para transmitir conceitos e valores de forma divertida e envolvente.
“Tudo começa pela educação! E os menores são os mais vulneráveis. Então, por isso, este projeto é extremamente necessário. Conversar e educar as crianças, fazer com que elas se familiarizem com o tema trânsito. Já pensando no futuro, onde elas serão os pedestres e condutores e buscarão fazer tudo com imensa responsabilidade”, ressaltou a vice-prefeita Camila Holanda, que fez questão de comparecer ao lançamento do projeto.
Além da apresentação de cartazes confeccionados pelas próprias crianças e trabalhados em sala de aula com os educadores, os alunos da creche Pequeno Príncipe foram aprender na prática o gesto simbólico de atravessar a rua devidamente na faixa de pedestre. A iniciativa visa promover uma cultura de respeito e segurança para todos que utilizam as vias, especialmente as crianças, além de buscar reduzir os riscos de acidentes e tragédias.
O evento de lançamento contou também com a participação do secretário de Mobilidade Urbana, Inácio Morais; da secretária de Educação, Priscilla Rezende;. e da coordenadora de Educação para o Trânsito Abimadabe Vieira.
“Esse é um projeto que vem sendo feito para que as crianças, desde a creche, passem a tomar conhecimento de um assunto tão importante como o trânsito. Eles já vão, com atividades lúdicas, criando esse ambiente de respeito à legislação do trânsito. A importância de usar a faixa de pedestre, de respeitar a legislação, de usar o cinto de segurança. Então, tudo isso vem sendo trabalhado! E a Prefeitura de Cabedelo tem se tornado conhecida nacionalmente com esse trabalho que é feito desde a primeira infância”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Inácio Morais.
À frente do evento e acompanhando de perto o desenvolvimento das crianças, a coordenadora de Educação para o Trânsito da Semob, Abimadabe Vieira, resumiu o objetivo do mesmo.
“Crianças pedindo paz no trânsito nos lembra que a harmonia nas ruas é uma responsabilidade coletiva. Cada um de nós tem um papel importante na criação de um trânsito mais seguro e tranquilo para todos”, concluiu.
