segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
São Sebastião do Umbuzeiro recebe Projeto “Encontro de Mulheres do Agro”
08/12/2025 09:51
Secom-PB Secom-PB

O Papel das Mulheres ao Longo da História: Lutas, Conquistas e Desafios” foi o tema do projeto “Encontro de Mulheres do Agro” realizado no sábado, dia 6, durante a programação da 3ª Expo São Sebastião do Umbuzeiro. Realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), o projeto busca debater e dar visibilidade ao protagonismo das mulheres do agro.

Em São Sebastião do Umbuzeiro, a programação aconteceu na Praça Central da cidade, onde foi montada a estrutura da 3ª Expo Umbuzeiro. O público, integrado por mulheres e homens, foi bastante participativo. Uma roda de ciranda marcou o início da atividade.

A assessora de Gestão Social da Sedap-PB e idealizadora do “Encontro de Mulheres do Agro”, Márcia Dornelles, foi uma das palestrantes do evento. Ela destacou a importância de espaços dedicados à mulher nas feiras e exposições do agro, a partir do diagnóstico feito pela Sedap-PB da necessidade de se reconhecer o protagonismo feminino no agro. “É muito importante o envolvimento dos municípios, como em São Sebastião do Umbuzeiro. O ‘Encontro de Mulheres do Agro’ foi pensado como espaço de construção, a partir da sabedoria popular, das falas”, afirmou.

Márcia Dornelles destacou as lutas e conquistas das mulheres através da história. Ela também pontuou que não se trata de uma disputa com os homens e, sim, a busca pela ocupação de espaços de direito das mulheres. “A mulher no agro aparece como ajuda e não protagonista. A gente precisa se encontrar nas feiras e exposições”, disse. E lembrou que as conquistas vieram após muito sacrifício, inclusive, com a vida de muitas mulheres na luta pelo que hoje é um direito.

A prefeita de São Sebastião do Umbuzeiro, Adalcy Freitas, relatou que o Projeto “Encontro de Mulheres do Agro” é de grande importância para o reconhecimento da mulher nas atividades do agronegócio. “A mulher do agro é pouco vista. Ela faz muito e ninguém percebe que ela está ali na luta. Uma pauta voltada para as mulheres é de extrema importância. A palestra não é só voltada às mulheres do agro, mas para todas as mulheres, para a sociedade toda, inclusive os homens”, avaliou.

Na sequência, várias mulheres falaram sobre suas experiências e políticas públicas desenvolvidas no município. Uma delas foi a vereadora Aucélia da Silva, que relatou sobre a história de conquistas das mulheres. “A gente não está implorando em nenhum lugar. Eu quero é o meu lugar de direito, esse reconhecimento”, comentou.

A secretária da Mulher e do Desenvolvimento Humano da cidade, Edna Mércia, e a secretária de Assistência Social, Érika Michele, apresentaram as ações já realizadas pelas pastas, como, por exemplo, os trabalhos educativos, a criação da Sala Lilás para acolhimento de mulheres vítimas de violência e a pactuação com o Programa Empreender-PB para a liberação de contratos de financiamento para mulheres. “A política para a mulher não é custo, é investimento”, completou Edna.

A agente de Desenvolvimento do Empreender-PB, Rose Remígio, também participou as ações que visam ofertar crédito às mulheres empreendedoras.

A enfermeira Hérica Medeiros, que está à frente do programa municipal Plantando Saúde, que trabalha com o plantio, produção, receita e distribuição de medicamentos fitoterápicos para a população, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Sistema Único de Saúde (SUS). Ela falou sobre o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção da inclusão de agricultores no programa. “A gente quer ser referência em todo o Nordeste”, frisou.

Já a nutricionista Alessândria Reinaldo mostrou preocupação com a utilização da produção agropecuária local no programa de alimentação das escolas públicas.

Quem também participou do “Encontro de Mulheres do Agro” em São Sebastião do Umbuzeiro foi a defensora pública Maria de Fátima Fernandes. Ela foi a primeira mulher a ocupar a prefeitura do município. “Cada mulher tem a sua história e o seu histórico. Eu tenho certeza que um dia teremos igualdade de todos”, afirmou. Ela lembrou que a luta é contínua e que a cada passo as mulheres estão ocupando mais espaços e conseguindo novas conquistas.

Outra palestrante foi a médica Ana Beatriz, filha de São Sebastião do Umbuzeiro, que falou dos desafios enfrentados na luta para realizar seu sonho e a importância do apoio familiar.

A artesã Ayanne Sabrine também participou da palestra. Filha de agricultores empreendedores, ela contou que começou ainda na infância a trabalhar com o artesanato. “Agora, adulta, eu tenho um olhar para o que é feito com as mãos”, comentou.

Por fim, ocorreu um rápido painel com perguntas realizado pela secretária Edna Mércia com quatro produtoras rurais. Josélia Cananeia, que é criadora de caprinos, produtora de leite e é presidente da Associação do Assentamento Estrela Dalva. Ela respondeu sobre o desafio de ser mulher na liderança de uma associação de agricultura onde a presença masculina é muito forte. “Que as mulheres não se sintam diminuídas por nenhum homem”.

A pescadora Gyrlla Alves falou sobre a atividade que desenvolve. “Eu comecei como pescadora acompanhando os meus pais”. Depois, ela passou a atuar como professora na rede pública, mas sem largar o trabalho da pesca.

A agricultora familiar Cláudia Leonardo relatou sobre sua experiência de vida. Inspirada no pai, começou desde cedo a encarar os desafios com coragem e força. “Eu tenho orgulho do que eu faço. Dirijo trator, caminhão, faço todas as atividades no trabalho como qualquer homem faz. Eu amo o meu trabalho. A mulher tem que procurar se profissionalizar”, afirmou.

Por fim, a agricultora e empreendedora Sildete Domingos disse que os desafios para a mulher são muitos, mas que é preciso seguir em frente, encarando e ultrapassando as barreiras que surgirem.

A programação da 3ª Expo São Sebastião do Umbuzeiro foi realizada pela Prefeitura Municipal com apoio do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). O Governo Federal, o Sebrae-PB e a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Appaco) também foram parceiros do evento.

canal whatsapp banner

Compartilhe: