sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Prefeitura de João Pessoa realiza atualização da caderneta de vacinação em CMEIs da Capital
11/11/2025 13:44
Secom-JP Foto: Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa iniciou uma ação conjunta entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação para a atualização e o monitoramento das cadernetas de vacinação das crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Capital. Neste momento, a mobilização está concentrada nas unidades da Educação Infantil, com foco em garantir que todos os alunos estejam com o esquema vacinal em dia.

A ação preventiva, que ocorre periodicamente, tem como principal objetivo assegurar a proteção integral das crianças que frequentam diariamente os CMEIs, prevenindo o surgimento e a disseminação de doenças imunopreveníveis dentro do ambiente escolar. A verificação da caderneta de vacinação é, inclusive, um dos critérios obrigatórios para a matrícula nas unidades municipais de Ensino Infantil.

A diretora do CMEI Antonieta Aranha de Macedo, localizado no bairro do Bessa, Mary Sueli Cavalcanti, destaca que a atualização das vacinas é fundamental não apenas para a saúde individual das crianças, mas também para o bem-estar coletivo de toda a comunidade escolar. Atualmente, 137 crianças, com idades entre 1 e 3 anos, estão matriculadas e frequentam regularmente a unidade.

“A vacinação é de suma importância, não só para a criança, mas para toda a comunidade escolar. As crianças convivem juntas o dia inteiro, e se uma delas não estiver vacinada, o risco de transmissão de doenças aumenta. Por isso, manter a caderneta em dia é fundamental para que todas permaneçam saudáveis”, destacou a gestora.

Além da verificação das vacinas, a ação reforça a parceria entre os CMEIs e as equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs), que acompanham de perto a rotina das escolas com atividades de prevenção e promoção da saúde, como campanhas de vacinação e atendimento odontológico.

“Particularmente, a nossa parceria com a USF do Bessa é essencial. Eles nos dão suporte em tudo, não apenas nas ações programadas, mas também em atendimentos pontuais às crianças que precisam de acompanhamento. Essa integração faz toda a diferença no cuidado diário”, disse a diretora. “Isso se estende também com os cuidados necessários de toda a família das crianças matriculadas”, completou.

Com base no calendário nacional de vacinação, as crianças de 1 a menores de cinco anos precisam estar com o documento vacinal atualizado para prevenção contra doenças graves e preveníveis. Entre elas estão a tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola; febre amarela; a varicela, que previne a catapora; a poliomielite inativada (VIP); a vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTP); e as vacinas contra hepatite A e hepatite B.

Além disso, a vacinação anual contra a influenza (gripe) é recomendada para crianças dessa faixa etária, como parte das campanhas de imunização. A dose de proteção contra a Covid-19 também passou a integrar o calendário de vacinação de rotina.

Nesta ação, coordenada e acompanhada pelos profissionais da Unidade de Saúde (USF) do Bessa, a pequena Elisa, de 1 ano e 3 meses, atualizou sua caderneta de vacinação com o reforço da varicela e a VIP, que protege contra a poliomielite. Já Zoe e Adam, ambos com 1 ano de idade, receberam a dose de campanha da vacina contra a influenza, que estavam em falta no documento vacinal. Ao todo, cerca de 50 crianças precisaram tomar vacinas para colocar em dia a caderneta de vacinação.

“Manter a caderneta de vacinação em dia é fundamental para garantir a proteção individual da criança e de toda a comunidade escolar, prevenindo a disseminação de doenças em ambientes de convivência diária. A recomendação é que os responsáveis sempre consultem a caderneta ou a unidade de saúde para assegurar que todas as doses previstas estejam aplicadas e em dia”, reforçou Rosa Virgínia Fernandes, enfermeira de saúde da família responsável pela ação nessa unidade de ensino.

Rede de Educação na Capital – Atualmente, João Pessoa conta com 100 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), atendendo 14.873 crianças, além de 41 unidades de pré-escola, que reúnem 3.187 alunos. No total, entre educação infantil e ensino fundamental, o município soma 105 escolas, beneficiando 76.800 crianças e adolescentes. Apenas do ensino fundamental e EJA esse número representa 60.802.

A Prefeitura reforça que o monitoramento vacinal é uma das estratégias mais eficazes de promoção da saúde e prevenção de surtos em ambientes coletivos, especialmente entre as crianças, que permanecem grande parte do dia nas instituições de ensino. “Manter o documento vacinal de adultos e crianças em dia é um ato muito importante de cuidado, responsabilidade e proteção para todos”, ressaltou Rosa Virgínia Fernandes.

canal whatsapp banner

Compartilhe: