domingo, 30 de março de 2025
Prefeitura de Campina Grande realiza chipagem em mais de 30 animais de grande porte resgatados em vias públicas
27/03/2025 6:55 pm
Codecom/PMCG Codecom/PMCG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou nesta semana mais uma ação de chipagem de animais de grande porte resgatados em vias públicas. Ao todo, mais de 30 animais receberam o dispositivo de identificação eletrônica, reforçando o compromisso da instituição com o bem-estar animal e a segurança da população.

A implantação do microchip é uma prática recorrente no CCZ e oferece diversas vantagens. Além de auxiliar na fiscalização contra os maus-tratos, o chip permite identificar o proprietário e responsável legal pelo animal, facilitando a responsabilização em casos de abandono ou negligência. Também é uma ferramenta essencial para recuperar animais perdidos ou roubados, aumentando as chances de reunião com seus tutores.

O médico veterinário Ramon Okomura destacou a importância da ação. “A chipagem permite que o CCZ tenha um controle efetivo sobre os animais resgatados, garantindo que eles não retornem às ruas e que os novos tutores cumpram com suas responsabilidades. É uma medida essencial para prevenção de maus-tratos e abandono”, avaliou.

A coordenadora do CCZ, Aretusa Nascimento, ressaltou sobre o impacto positivo da iniciativa. “Nosso trabalho é garantir que esses animais tenham um destino adequado e que a população esteja protegida. A chipagem é um passo fundamental para fiscalizar e promover o bem-estar dos animais de grande porte que resgatamos”, disse.

Operação

A Prefeitura está realizando desde o início do mês uma operação de resgate dos animais abandonados em vias públicas. O trabalho é desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses e pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA), em parceria também com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Aretusa reforçou que a população pode acionar os órgãos responsáveis, caso presencie animais de grande porte soltos em vias públicas. Os contatos são: Centro de Controle de Zoonoses: (83) 3077-0107; Sesuma: (83) 9 9396-4356 e WhatsApp CCZ: (83) 9 9396-6531.

Compartilhe: