Terminam nesta sexta-feira, 6, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Para participar, o candidato pode acessar a Página do Participante. (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). Veja o cronograma:
*Inscrições: até 6 de junho;
*Pagamento da taxa de inscrição: até 11 de junho;
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas usam a nota do Enem para selecionar estudantes. “Os resultados são utilizados como critério único ou complementar, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”, afirma o MEC.
Além disso, os resultados individuais da prova também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitarem as notas do Exame.
Importância
O exame do Enem, mesmo sendo voltado principalmente para quem está concluindo o ensino médio, tem uma importância enorme também para os estudantes do primeiro e segundo ano. Ele funciona como um “termômetro” — uma forma de medir como está o aprendizado, treinar a resistência física e mental para uma prova longa e entender o estilo das questões.
Pra quem está no 1º ou 2º ano, fazer o Enem como treineiro ajuda a:
• Perder o medo da prova real no futuro;
• Identificar pontos fracos e fortes nos estudos;
• Ganhar experiência com o tempo de prova e a estratégia de resolução;
• E até motivar mais ainda pra focar no que importa nos próximos anos.