quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
Pesquisadores vão desenvolver dicionários dos patrimônios material e imaterial da Paraíba
18/12/2025 07:43
Redação ON Reprodução

Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Paraíba, os pesquisadores da Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, vão atuar no desenvolvimento de dois dicionários – um de patrimônio material e outro de patrimônio imaterial da Paraíba. O material a ser criado pelo Iphan também terá a parceria de outros pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O novo superintendente do Iphan na Paraíba, professor Jivago Correia Barbosa (ao centro da foto), também ressalta o apoio à criação do Centro de Formação em Educação Patrimonial, iniciativa pioneira no país da FCJA, além da perspectiva de produção de materiais didáticos voltados ao ensino médio para subsidiar o trabalho de professores em sala de aula e o desenvolvimento de um aplicativo com roteiros turísticos que valorizem os patrimônios material e imaterial e o geopatrimônio da Paraíba.

A cerimônia de posse de Jivago Barbosa no Iphan ocorreu na última sexta-feira (12), na Igreja Santo Antônio, no Conjunto Franciscano, na capital paraibana, e reuniu centenas de convidados da comunidade, autoridades – como o presidente do Iphan nacional, Leandro Grass – e representantes institucionais.

Na ocasião, também foi anunciado um pacote de R$ 20 milhões em investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) para a preservação do patrimônio cultural da Paraíba. Jivago afirmou, durante o evento, ter como foco o fortalecimento das ações de preservação, valorização e educação patrimonial no estado. “Nosso trabalho será baseado no diálogo, na cooperação e no fortalecimento de parcerias para garantir a proteção e a valorização do patrimônio cultural paraibano”.

Ainda no evento do dia 12, houve a entrega do certificado de tombamento do Conjunto Arquitetônico Engenho Corredor e uma visita às obras de restauração da azulejaria do adro do Conjunto Franciscano, uma das mais importantes referências do patrimônio histórico e artístico do estado. A ação, que contou com recursos de cerca de R$ 860 mil via Novo PAC e Lei Rouanet, foi realizada pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Centro Cultural São Francisco.

canal whatsapp banner

Compartilhe: