sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Paraíba tem melhor Índice de Liquidez do Nordeste e 5º do País
05/12/2025 21:20
Redação ON com assessoria José Marques

A Paraíba vem acumulando índices positivos nas atividades econômicas e também na gestão fiscal nas pesquisas divulgadas por diferentes entidades. Dados do Centro de Liderança Pública (CLP), publicados nesta sexta-feira (5), mostram que o Estado tem o melhor Índice de Liquidez entre os nove Estados da região Nordeste e o 5º melhor do País. A Paraíba ganhou uma posição em relação ao ano passado.

Conforme o ranking, os cinco estados com melhores índices de liquidez do país são: Santa Catarina (5,5%), Goiás (5,8%), Paraná (6,9%), Rondônia (9,4%) e a Paraíba (9,8%). O Índice de Liquidez indica a relação entre obrigações financeiras e caixa bruto dos estados. Quanto menor o indicador melhor a situação financeira, pois significa que o ente possui menos obrigações com o dinheiro disponível. Do contrário, quanto maior o indicador é um alerta para a saúde financeira dos Estados, remetendo à situação crítica em que o saldo em caixa é negativo.

Segundo o CLP, o indicador apura se o ente possui recursos prontamente utilizáveis e não vinculados para fazer frente às suas obrigações financeiras de curto prazo. Quanto maior a porcentagem, maiores são as obrigações financeiras do ente em relação ao caixa, implicando, portanto, em menor liquidez.

RESULTADO DEMONSTRA SOLIDEZ FISCAL – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, celebrou mais um indicador positivo da Paraíba no CLP, agora sobre o índice de liquidez, apontando para solidez fiscal do Estado. “Esse índice demonstra a manutenção de uma gestão fiscal equilibrada e de que o nosso fluxo financeiro, ou seja, a nossa reserva continua bem acima das dívidas do Estado. Demonstra também mais uma vez a seriedade da gestão fiscal do nosso governo estadual, refletido nos resultados de pesquisas de diversas instituições independentes, mas também, de forma prática, nas inúmeras obras e, sobretudo, na nossa capacidade de investimento com recursos próprios,” comentou

CAPACIDADE DE INVESTIMENTOS – Marialvo citou que “mais do que manter as contas em dia, a gestão estadual mudou de patamar ao criar capacidade de investimento com recursos próprios com obras estruturantes em todas as regiões do Estado como, por exemplo, estradas, adutoras, hospitais, escolas, aeroportos e no Porto de Cabedelo, mas também na área de saúde, que assume destaque regional e até nacional, com os seus programas. Além disso, temos colecionado índices positivos na geração de emprego e no varejo. Atualmente, temos o menor índice de desemprego da população economicamente ativa do Estado de toda a série histórica medida pelo IBGE nos últimos 13 anos, além com destaques nas pesquisas do varejo (3ª maior taxa de crescimento) e do PIB Industrial (3º maior do País). Nos últimos sete anos, já criamos mais 1,3 milhão de empregos formais,” detalhou.

CENÁRIO POSITIVO PARA 2026 – Segundo o secretário da Fazenda Estadual, com a manutenção desse equilíbrio fiscal e com o poder de investimento com recursos próprios que o Estado detém, a tendência é de que esse cenário positivo seja mantido.

“O ano de 2026 será um ano também de vários desafios, mas a nossa expectativa é de que a economia continue crescendo e que possamos continuar com esses investimentos estruturantes, gerando emprego e renda e realizando os programas de assistência àquelas pessoas mais vulneráveis”, apontou.

SOBRE O CLP – O Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pela elaboração do ranking, é uma organização suprapartidária dedicada a engajar a sociedade e a desenvolver líderes públicos para enfrentar os desafios mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, o CLP trabalha por um Estado Democrático de Direito que seja eficiente na utilização de recursos públicos e que respeite a coisa pública. Disponível numa plataforma on-line, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em indicadores distribuídos por diversas áreas.

Foto: José Marques

canal whatsapp banner

Compartilhe: