quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Padre Ibiapina recebe nesta quinta-feira título póstumo de Cidadão Paraibano pela ALPB
18/02/2026 16:03
Divulgação Divulgação

Celebrando a vida e o legado do Padre Ibiapina, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por solicitação do deputado Chió (Rede), vai homenagear o missionário com o título póstumo de Cidadão Paraibano em cerimônia marcada para esta quinta-feira (19), no Santuário Memorial Padre Ibiapina, localizado no distrito de Santa Fé, em Solânea.

A honraria reconhece a importância histórica e o legado social deixado pelo missionário na Paraíba. Padre Ibiapina, nascido no Ceará em 1806, dedicou grande parte de sua vida missionária ao Nordeste brasileiro, incluindo a Paraíba, onde fundou casas de caridade, promovendo o assistencialismo social para milhares de pessoas. Sempre próximo da população mais pobre, o trabalho de assistencialismo e de evangelização tornaram Padre Ibiapina em uma das grandes figuras da fé nordestina, sendo reconhecida, inclusive, pelo Vaticano. Em março de 2025, o Apóstolo do Nordeste foi reconhecido como venerável ao validar as suas virtudes heróicas em prol da solidariedade.

“Padre Ibiapina foi um homem que dedicou sua vida ao povo, principalmente os mais vulneráveis; A concessão desse título póstumo representa o reconhecimento oficial do Estado aos serviços prestados pelo padre à população paraibana. A cerimônia no santuário vai reforçar a memória para que, principalmente nos dias de hoje, nós possamos seguir lembrando dos ensinamentos extremamente necessários que o Padre Ibiapina nos deixou e aplicá-los no nosso dia a dia. Levar a missão de cuidar para mais e mais gerações é um dos principais legados do Apóstolo do Nordeste que vamos celebrar”, declarou o deputado Chió, autor da propositura da honraria.

Nesta quinta-feira, em meio a tradicional celebração do Padre Ibiapina, o evento deve reunir milhares de fiéis, autoridades estaduais e representantes religiosos para reverenciar o missionário.

canal whatsapp banner

Compartilhe: