A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), por meio da Coordenação Estadual das Comunidades Negras e Quilombolas da Paraíba (CECNEQ/PB), promove a Oficina Estadual de Implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ).
O evento será realizado desta quinta-feira, dia 15, até o sábado, dia 17, no Garden Hotel, em Campina Grande, e reunirá lideranças quilombolas, representantes do poder público e da sociedade civil. O objetivo é discutir os caminhos para a gestão territorial e ambiental dos territórios quilombolas na Paraíba, fortalecendo a identidade, a sustentabilidade e a soberania das comunidades tradicionais.
Durante a oficina, o IBGE apresentará o recorte estadual da pesquisa “O Brasil Quilombola de 2022”, trazendo dados inéditos sobre as comunidades quilombolas paraibanas.
A PNGTAQ foi instituída pelo Decreto nº 11.786/2023 e reconhece o protagonismo das comunidades quilombolas na formulação e execução de políticas públicas voltadas à preservação cultural, ambiental e ao desenvolvimento socioeconômico.