Há um ano, quando o Portal O Norte Online entrou em campo, havia ideias, planos, sonhos e uma marca histórica a ser honrada. Mas, como em qualquer time de verdade, nada disso valeria se a equipe que vestisse a camisa não se dedicasse de corpo e alma ao jogo. E foi exatamente isso que aconteceu.
O crescimento do portal não nasceu apenas da concepção do projeto; nasceu, sobretudo, da execução. Pensar o jornalismo é importante, mas realizar o jornalismo é decisivo. É no campo — no dia a dia das apurações, na pressa das manhãs, na responsabilidade das noites — que se decide se um veículo será grande. E esta equipe decidiu ser grande.
Por isso, a expressão usada pelo editor executivo Joanildo Mendes traduz com precisão o espírito deste momento: o norte do futuro. Um futuro que começou a ser construído quando cada editor, repórter e colunista resolveu assumir o portal não como um trabalho, mas como uma missão. Uma missão de produzir conteúdo de qualidade, com credibilidade, rigor e a capacidade rara de transformar uma marca histórica em um projeto contemporâneo.
Importante destacar que, quando o portal completou 100 dias, um movimento decisivo foi feito: a chegada de Luiz Humberto Killer, que assumiu o cargo de Chefe de Tecnologia e Inovação. Sua atuação reestruturou processos, acelerou fluxos e deu ao portal uma base digital mais sólida, eficiente e moderna. As mudanças implementadas por Killer foram fundamentais para dinamizar o trabalho de toda a equipe, preparando o terreno para o salto que viria na sequência. A participação dele será registrada, assim como a dos demais editores, na opinião publicada ao final desta matéria.
“É uma atividade nova para mim, mas que não me intimida diante da experiência administrativa e do senso de responsabilidade que carrego”, afirmou o novo diretor.
Feita essa apresentação, seguem as opiniões dos editores que ajudaram a moldar este primeiro ano de trajetória.
O Norte do futuro

“Qualidade e Credibilidade” e ”Você lê, você acredita”. Essas duas frases por muitos e muitos anos marcaram o meu dia-a-dia profissional na equipe de jornalismo do extinto jornal O Norte.
Foram mais de 10 anos entre a chefia de redação e a editoria-geral do jornal mais tradicional e respeitado da Paraíba. Um periódico centenário que chegou ao fim, mas que deixou marcas na sociedade paraibana que até hoje são lembradas.
No início da década de 90, a convite do jornalista Agnaldo Almeida (mestre do jornalismo paraibano que nos deixou há pouco tempo), diretor de redação d´O Norte, na época sob a superintendência do jornalista Marcondes Brito, aceitei o desafio de ajudá-lo a comandar os rumos do jornal.
Um pouco mais de três décadas depois, volto a ser convidado, dessa vez pelo jornalista Marcondes Brito, para uma nova batalha, tendo que começar do zero em um projeto ousado que tem como objetivo resgatar a qualidade e a credibilidade de um nome que marcou o jornalismo impresso paraibano: O NORTE.
Mas a exemplo do tempo, que passa rápido, a tecnologia também não para. Há um ano surgiu Onorteonline.com, um veículo de informação digital que o internauta acredita não apenas ao ler, mas também ao ver e ao escutar as notícias postadas.
Alguns profissionais que passaram pela redação de O Norte, a exemplo dos jornalistas Clóvis Roberto, Paulo Cosme e Fábio Cardoso, José Euflávio, Miguel Lucena e José Nunes, hoje ajudam a transformar em realidade o sonho idealizado por Marcondes Brito.
- Joanildo Mendes, editor executivo
Parabéns ao aniversariante

Poder participar do projeto do Portal O Norte Online novamente é um motivo de orgulho. Fiquei muito feliz com o convite feito há um ano para integrar a equipe, ainda mais devido ao aspecto afetivo do projeto para mim. O Jornal O Norte foi minha casa durante 11 anos, assim como a primeira versão de O Norte Online, quando era ligado ao jornal impresso e aos Diários Associados.
E fico ainda mais feliz em perceber o sucesso cada vez maior que o novo Portal O Norte Online alcança mesmo tão jovem. Claro, isto, graças à dedicação, responsabilidade e respeito com que sua experiente equipe trata a notícia e, sobretudo, o seu público, marcas registradas dos profissionais que passaram pela redação do saudoso jornal O Norte.
O Portal O Norte Online, que está de parabéns pelo seu primeiro aniversário, é, na verdade, um presente para a Paraíba.
- Clovis Roberto, editor
Bastou um ano de bola rolando…

Jogar na Seleção do Portal O Norte Online é ser craque de verdade, na arte de informar, gerar emoção e credibilidade, em cada jogada e em cada ação. O nosso técnico Brito foi capaz de reunir os melhores e mais experientes. Bastou um ano de bola rolando, para sentir que teremos muitas e muitas conquistas pela frente.
- Pessoa Júnior, editor de esportes
Fazer parte dessa equipe é uma honra

Para mim foi uma honra ter sido convidado para fazer parte da equipe de O Norte Online. Um portal imparcial, respeitado, que tem credibilidade e, acima de tudo, a notícia em primeira mão e com qualidade.
Um portal que tem tudo para continuar crescendo e informando o internauta.
- Paulo Cosme, editor
A recompensa em pageviews

Para quem acompanha a produção de notícias desde os primórdios da internet discada e viu a evolução desse processo — das linguagens aplicadas na construção da web à linguagem como ferramenta de comunicação digital — é motivo de satisfação ver o nome de um dos maiores jornais do nosso estado voltar a brilhar.
Contribuir para esse retorno, aplicando conhecimentos em Experiência do Usuário para integrar o jornalismo tradicional com interfaces responsivas, foi uma honra. A recompensa se reflete na aceitação e nos números de usuários que diariamente buscam se informar nas páginas de O Norte.
- Luiz Humberto Killer, Chefe de Tecnologia e Inovação