No dia do anúncio do novo Papa, O Norte Online fez o que poucos veículos ousaram fazer: ligou os pontos entre a eleição inédita de um pontífice norte-americano e o interesse declarado do governo dos Estados Unidos em influenciar o resultado do conclave.
Duas semanas antes da decisão no Vaticano, o ex-presidente Donald Trump afirmou abertamente que gostaria de “ajudar” na escolha do novo líder da Igreja Católica. Já na véspera da “fumacinha branca”, a Casa Branca distribuiu uma imagem oficial inusitada: Trump vestido como Papa. Foi nesse contexto, ignorado por grande parte da imprensa, que O Norte Online publicou sua análise opinativa, levantando uma pergunta que incomodava: teria havido influência americana na eleição do Papa?
A repercussão foi imediata. A matéria se tornou a mais lida do mês no portal e foi tema de destaque no boletim em vídeo O Norte do Dia.
Semelhança notável
No boletim de O Norte do Dia, publicado em nossas redes no final da tarde desta quinta-feira (8), o tom já estava dado logo nas primeiras frases:
“A escolha histórica levanta uma polêmica. Há duas semanas o governo Trump admitiu abertamente que gostaria de influenciar no conclave. E dois dias atrás Trump apareceu vestido de Papa numa foto divulgada pela Casa Branca. Coincidência ou recado?”
Na manhã desta sexta-feira (9), nas redes sociais do UOL, foi ao ar um vídeo com estrutura, enfoque e até ritmo de narração muito semelhantes. A coincidência maior, porém, veio no desfecho: ambos os boletins — o de O Norte e o do UOL — encerraram com a mesmíssima frase: “Seja o que Deus quiser.” Compare trechos dos vídeos:
Visão antecipada, sem pretensões
Importante frisar: não há qualquer acusação de cópia. É improvável que uma redação como a do UOL acompanhe os conteúdos do O Norte Online. Mas o episódio serve como um lembrete simbólico e silenciosamente orgulhoso: mesmo longe do eixo Rio-São Paulo, o jornalismo feito com seriedade, senso crítico e atenção ao mundo pode enxergar tendências antes dos grandes veículos.
Neste caso, enxergou até a frase final.