Zohran Mamdani foi eleito prefeito de Nova York nesta terça-feira (4), segundo projeções da imprensa americana. O resultado é considerado uma derrota direta para Donald Trump, que tentou interferir na disputa fazendo campanha aberta contra o democrata e ameaçando cortar verbas federais caso ele vencesse.
Com 90% dos votos apurados, Mamdani aparece com 50,4%, contra 41,6% do ex-governador Andrew Cuomo. O republicano Curtis Sliwa tem 7,1%. A Associated Press já projetou a vitória.
Aos 34 anos, Mamdani será o primeiro muçulmano a comandar a maior cidade dos Estados Unidos — e o mais jovem prefeito desde o século 19. Ele toma posse em 1º de janeiro de 2026.
Nascido em Uganda, filho de mãe indiana e pai ugandês, Mamdani mudou-se ainda criança para os EUA e atua desde 2021 como deputado estadual em Nova York. De perfil progressista e socialista, ganhou projeção nacional pelos discursos pró-Palestina e pelas críticas a Israel na guerra de Gaza.
Sua ascensão divide o Partido Democrata: setores tradicionais o consideram “muito à esquerda”. Obama não declarou apoio público, mas ligou para elogiá-lo dias antes da votação.
Trump reagiu na rede social dele e atribuiu a derrota republicana ao fato de ele próprio não estar na disputa e à paralisação do governo americano. Já a Casa Branca ironizou, divulgando uma arte no estilo do New York Knicks com a frase “Trump é seu presidente”.