A Netflix anunciou nesta sexta-feira (5) um acordo para a aquisição do estúdio e do serviço de streaming da Warner Bros. Discovery. A negociação avalia os ativos em US$ 82,7 bilhões, valor que inclui dívidas, e envolve pagamento em dinheiro e ações.
A conclusão do negócio está condicionada à finalização do processo de desmembramento do setor de TV a cabo da Warner Bros. Discovery, já anunciado anteriormente pela empresa. A expectativa é que essa etapa seja concluída até o terceiro trimestre de 2026.
Dona de franquias históricas como Harry Potter e Batman, a Warner Bros. Discovery entrou em negociações exclusivas com a Netflix para a venda de seus estúdios de cinema e televisão, além da plataforma de streaming HBO Max, segundo fontes próximas às tratativas que não estão autorizadas a falar publicamente.
O acordo promete provocar um forte impacto em Hollywood e no mercado global de mídia. Líder mundial entre os serviços de streaming pagos, com mais de 300 milhões de assinantes, a Netflix passará a ter ainda mais poder de influência sobre exibidores de cinema e sindicatos da indústria do entretenimento. O movimento pode acelerar novas fusões entre empresas menores, em uma corrida por competitividade.
A operação também simboliza um marco na relação entre a indústria tradicional de Hollywood e as grandes empresas de tecnologia. Até agora, as gigantes do Vale do Silício cresceram no setor principalmente de forma orgânica. Caso seja concluída, esta será a primeira vez que um grande estúdio histórico será incorporado por uma empresa de tecnologia.