sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Nas capas do Brasil e do mundo, violência, ódio e clima dominam a pauta
07/11/2025 22:20
Redação ON Reprodução

Veja – Reféns do Crime – A revista mostra a rotina de milhões de brasileiros que vivem sob o domínio armado de facções, em territórios onde o Estado não manda e onde a violência cotidiana, naturalizada, virou regra.

Oeste – O Mapa do Medo – O país fragmentado por siglas criminosas e a constatação de que leis frágeis, brechas jurídicas e governos incapazes permitiram que grupos organizados se tornassem forças dominantes em vastas áreas do território.

IstoÉ – COP30 – Belém na vitrine do planeta, num encontro decisivo sobre aquecimento global, metas de carbono e pressão internacional para respostas efetivas ao colapso climático em curso.

Crusoé – Narcoterror – O crime armado e profissionalizado como a maior chaga brasileira, com facções transformadas em potências industriais da violência, municiadas e estruturadas como corporações.

Carta Capital – Afogados em Boas Intenções – O aviso de que a COP30 corre risco de repetir o padrão histórico das conferências do clima: muita retórica, muita promessa, e resultados concretos que não saem do lugar.

Piauí – edição de novembro – As ramificações do escândalo de venda de sentenças, a crise estrutural do IBGE com apagão de dados essenciais e as incoerências ambientais do governo Lula às vésperas da COP30.

The Week-EUA – Mainstreaming hate – O avanço da radicalização nos EUA, com o ódio — inclusive racial e antissemita — ocupando o centro do debate político, e sem sinal de recuo.

Sábado –  Os grandes traficantes de escravos em Portugal – O resgate histórico do país que ergueu fortunas inteiras com o tráfico humano, num acerto de contas tardio com o passado que financiou bancos, palácios e prestígio sobre a base da escravidão.

canal whatsapp banner

Compartilhe: