quarta-feira, 2 de abril de 2025
MPT e órgãos parceiros realizam abertura do Abril Verde nesta terça-feira
31/03/2025 7:40 pm
Ascom/MPT Ascom/MPT

“Futuro sustentável no trabalho e no clima” é o tema do ‘Abril Verde 2025’, campanha nacional de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Por dia, a Paraíba registra, em média, 15 acidentes de trabalho e afasta pelo menos cinco trabalhadores das suas atividades por acidentes e adoecimentos, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (https://smartlabbr.org/sst/). A campanha também utilizará a hashtag “ChegaDeAcidentesDoTrabalho”.

Para alertar a sociedade sobre os altos índices de acidentes do trabalho e o agravamento de doenças ocupacionais devido às mudanças climáticas, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT13), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PB), Cerests e outros órgãos parceiros realizarão, nesta terça-feira (01/04), a partir das 15h, a abertura da Campanha Abril Verde 2025, na Sede do TRT13, em João Pessoa (Av. Corálio Soares de Oliveira, S/N, Centro).

Na programação, serão apresentadas algumas das principais ações do mês dedicado à segurança e saúde do trabalhador. Haverá o lançamento da exposição fotográfica “IN LOCO: Retratos do Cotidiano de Trabalhadores” e, em seguida, o acendimento das luzes do edifício-sede do TRT13 e do MPT-PB, em gesto simbólico em homenagem às vítimas de acidentes do trabalho.

Durante o evento, o MPT apresentará a Campanha Abril Verde 2025, que trará também a discussão sobre a importância da saúde mental no ambiente laboral

O procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida lembrou que o Abril Verde é uma campanha que busca conscientizar toda a sociedade acerca da segurança no trabalho e da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

“Este ano, traremos para o Abril Verde a discussão sobre os impactos das mudanças climáticas no meio ambiente do trabalho. A exposição de trabalhadores a ondas de calor e à fumaça de incêndios, por exemplo. Iremos abordar a saúde mental no trabalho e outros aspectos dentro de uma proposta cultural, com exposição fotográfica, cordel, repente, poesia, cinema. Vamos à feira livre e a outros locais. Faremos diversas ações ao longo do mês, em parceria com várias entidades”, afirmou Marcos Almeida, coordenador Regional da Codemat/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho).

O procurador enfatizou ainda que “acidente de trabalho não afeta só o trabalhador. Atinge a família, o empregador e toda a sociedade, pois traz impactos na economia, na saúde pública e na previdência social. Portanto, a prevenção deve ser uma luta diária e de todos. Dessa forma, o MPT espera contar, mais uma vez, com a parceria de toda a sociedade. Chega de Acidentes do Trabalho!”, alerta Marcos Almeida.

Logomarca 2025

A logomarca da Campanha Abril Verde 2025 mantém a forma do laço verde estilizado, mas formado por uma pessoa e uma árvore, representando a necessária harmonia que deve haver entre o ser humano e a natureza, para amenizar os efeitos das mudanças climáticas que também estão presentes no mundo do trabalho.

Campanha na Paraíba

Durante todo o mês de abril, várias ações serão desenvolvidas em vários municípios paraibanos, entre eles, João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cabaceiras, Picuí, com debates, palestras, cursos, passeio ciclístico, sessões em câmaras municipais, além dos novos projetos: ‘Abril Verde Cultural’, ‘Cinema Verde’ e ‘De Repente na Feira’. ‘Durante o mês de abril, haverá publicações de cards e vídeos nas redes sociais do MPT.

Prédios públicos iluminados de verde

Prédios públicos no Estado devem ser iluminados de verde durante o mês de abril. Como todos os anos, a Sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), no Centro de João Pessoa e o prédio da Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande (PTM-CG) também estarão iluminados de verde a partir desta terça-feira (1º) e permanecerão com a iluminação especial até o final de abril. O gesto é para alertar a sociedade sobre a importância desta causa e uma homenagem às vítimas de acidentes do trabalho.

Por que abril?

O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril: Dia Mundial da Saúde e 28: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho e Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Parceiros

Na Paraíba, as ações do Abril Verde serão desenvolvidas em parceria com várias instituições públicas e privadas, empresas, entidades, sindicatos e órgãos parceiros, entre eles, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (SINTEST-PB), AEST-PB, CREA-PB, TRT-13, APEAMB, Cerest Estadual, Cerest Regional João Pessoa, Cerest Regional Campina Grande, Gerência de Serviços Especializados da Secretaria de Saúde de Campina Grande, Cerast Campina Grande, Cerest Patos, Senac, Senai, Fiep-PB, Sesi, Sesc, Sintricom-JP, UFPB, UEPB, IFPB, prefeituras, câmaras municipais, entre outros.

Compartilhe: