Para lembrar os cuidados e atenção na primeira infância, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu início, nessa segunda-eira (15), à sua 13ª Semana do Bebê. Dentro da programação, foi realizada, nesta quarta-feira (17), a já tradicional entrega simbólica da chave da cidade à primeira criança nascida durante o projeto.
Promovida pelas Secretarias da Educação (Seduc), em parceria com as Secretarias de Saúde (SES) e Assistência Social (Semas), a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância é uma das metas obrigatórias para o município de Cabedelo receber a certificação internacional do Selo Unicef, tendo como objetivo tornar a primeira infância prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
O “Bebê Prefeito” é uma condição simbólica outorgada à primeira criança nascida na cidade durante as comemorações da semana especial. Para receber o título, é preciso que a mãe tenha realizado um número mínimo de atendimentos de pré-natal, além de ter tomado todas as vacinas e observado todos os cuidados durante a gestação.
O prefeito André Coutinho entregou a chave da cidade a Eloah Sophia Silva Soares, filha de Maria Fernanda Silva Soares que veio ao mundo na última segunda-feira (15), por meio de parto cesariano, pesando 3,250kg e com estatura de 33,5 cm.
“Esse gesto representa não apenas a ternura da infância, mas também o compromisso que temos com as nossas crianças, que são o presente e o futuro de Cabedelo. Ao entregar essa chave, reafirmamos que nossa cidade está de braços abertos para acolher, proteger e garantir os direitos de cada menino e menina que aqui nasce. A Semana do Bebê nos lembra da importância de investir em políticas públicas que cuidem da primeira infância, assegurando saúde, educação, amor e oportunidades desde os primeiros dias de vida. Parabenizo todas as famílias, profissionais e parceiros que se dedicam para que nossas crianças cresçam em um ambiente mais justo, humano e acolhedor. Que este momento sirva como símbolo da esperança e da responsabilidade que temos de construir uma Cabedelo cada vez melhor para as nossas crianças”, afirmou o prefeito André Coutinho.

A mamãe do bebê prefeito, Maria Fernanda, moradora do bairro de Camboinha, elogiou o atendimento que recebeu do Hospital e a emoção do filho receber a comenda.
“O atendimento aqui no hospital foi maravilhoso. Uma equipe de primeira, atenta a tudo e tiveram todos os cuidados comigo e com minha filha! Só tenho de agradecer! Principalmente por esta surpresa. Tô muito grata e feliz pelo carinho com Eloá. E por ser a mãe da bebê prefeita de Cabedelo”, comentou.
Além da chave da cidade, o Bebê Prefeito também recebeu um Kit Enxoval, com banheira, bolsas, lençol, toalha, roupas, cueiro, fraldas, sabonete e o kit de higiene pessoal para as mães. O benefício faz parte das ações da Semas e também foi entregue às demais crianças que estavam na Maternidade.
Semana do bebê– As atividades se estendem até o próximo dia 19. Além das atividades lúdicas voltadas ao público infantil, a semana contempla os profissionais com debates sobre a saúde e desenvolvimento infantil, assim como com fundamentos e estratégias pedagógicas para o segmento.
“A semana representa a reafirmação do compromisso de Cabedelo com o futuro que, como se fala popularmente, está nos jovens. Cuidar, dar atenção, proteger a criança desde os primeiros dias de nascida é mais que um dever, é uma forma de garantir a vida. Por meio da atenção básica à saúde, à educação e com o acesso aos direitos sociais, estamos contribuindo para que tenhamos cidadãos mais saudáveis e promissores”, declarou a articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Araújo.
A semana também será marcada por concursos culturais, momento em que as vivências culturais e as produções da educação infantil assumem o protagonismo.
Além disso, durante todo esse período, as Unidades de Saúde da Família e o Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa estarão desenvolvendo ações para o fortalecimento da saúde materno-infantil.
Mobilização – O projeto da Semana foi implantado no município por meio da Lei Municipal nº 1.658/2013, de autoria da então vereadora Graça Rezende (in memorian). Ao longo dos treze anos de realização, o projeto tem se notabilizado pela articulação dos diversos atores e na propositura de atividades multissetoriais e discussões multitemáticas.
O objetivo das atividades é mobilizar toda a sociedade cabedelense em prol da primeira infância, por meio de ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação e assistência social, que contribuem, de forma direta e indireta, para a melhoria da qualidade de vida dos bebês e das crianças de até 6 anos de idade.
Nesse tempo, o projeto também contabiliza avanços nas áreas fins, comprovando o compromisso do município com as políticas de atenção e proteção às crianças e seus núcleos familiares por extensão.
Na saúde, por exemplo, o destaque é o trabalho desenvolvido pelo Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa, no atendimento a mães e bebês, assim como as ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, voltadas à atenção materno-infantil. Esse cuidado se inclui entre os resultados esperados da valorização da primeira infância como prioridade na agenda de políticas públicas do município;
Na Assistência Social, o grande destaque são as ações desenvolvidas junto às famílias e às crianças de até 3 anos de idade, por meio do Programa Criança Feliz. Neste programa, por meio de visitas domiciliares, as equipes realizam o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.
Finalmente, na Educação Infantil o município desenvolve com êxito práticas pedagógicas oriundas dos projetos realizados nas creches municipais, bem como para o atendimento integral oferecido nessas unidades, que inclui merenda escolar, distribuição de material didático-pedagógico e espaços de lazer externos que asseguram o direito ao brincar.
“Nesses treze anos de realização da Semana do Bebê, registramos avanços notáveis e muitos desafios. A mobilização, que é o principal pilar para organização do evento, exige uma atenção permanente no intuito de fazer com que avancemos na concretização dos resultados sistêmicos. E isso só é possível com o fortalecimento das ações intersetoriais. Um esforço permanente, portanto, para que o município seja realmente reconhecido como amigo da criança”, declarou a articuladora do Selo Unicef, Nadja Araujo.