Missa de Ramos no Mosteiro de São Bento abre programação da Semana Santa, neste domingo, em João Pessoa
12/04/2025 7:29 pm
Da redação do ON com Pastoral da Comunicação da Arquidiocese da Paraíba Secom-JP

A programação da Semana Santa começa neste domingo, dia 13, com a celebração do Domingo de Ramos. Em João Pessoa, a Arquidiocese da Paraíba programou várias missas ao longo do dia. O ponto alto será a bênção dos Ramos no Mosteiro de São Bento, no Centro Histórico de João Pessoa, seguida de procissão até a Catedral e Santa Missa. A celebração será presidida por Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba.

As celebrações da Semana Santa ocorrerão na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves e no Mosteiro de São Bento, em João Pessoa, e representam um tempo forte de oração, conversão e comunhão.

De acordo com Manoel Delson, em artigo sobre a Semana Santa, “o Domingo de Ramos, também chamado de o domingo da Paixão do Senhor, celebrado no mundo inteiro neste dia, nos faz meditar sobre a entrada solene de Jesus em Jerusalém. Nosso Senhor está subindo para cruz; e essa subida chama-nos para perto Dele, também pelo caminho de sofrimento da sua cruz. É uma subida que exige coragem e renúncia de si”.

O arcebispo ressalta que no Domingo de Ramos “o povo O (Jesus) acolhe como Rei, dizendo: ‘Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor!’ (Lc 19,38). O povo é tomado de surpresa, como comenta o Papa Francisco: ‘passamos da alegria de acolher Jesus, que entra em Jerusalém, à tristeza de O ver condenado à morte e crucificado. É uma atitude interior que nos acompanhará ao longo da Semana Santa. Abramo-nos, pois, a esta surpresa.’ Essa surpresa deve gerar discipulado”.

Dom Manoel Delson acrescenta: “Jesus entra em Jerusalém de maneira simplíssima. Não entra como um rei medieval montado em grandes cavalarias, mas num jumentinho. Jesus também segue para Jerusalém para fazer a sua Páscoa. Uma Páscoa diferente da prevista pelos judeus. A Páscoa que Ele realizou foi ditada pelo sacrífico de Si. Uma Páscoa repleta de esperança para os homens e mulheres de todos os tempos. Uma entrega voluntária de Si”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA:

13 de abril – Domingo de Ramos

06h – Santa Missa na Catedral. Presidida pelo Pe. Luiz José, vigário da Catedral.

09h – Bênção dos Ramos no Mosteiro de São Bento, seguida de procissão até a Catedral e Santa Missa. Presidida por dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba

17h – Santa Missa na Catedral. Presidida pelo Pe. Allan Karlos, pároco da Catedral.

18h30 – Santa Missa no Mosteiro de São Bento. Presidida pelo Pe. Allan Karlos, pároco da Catedral.

15 e 16 de abril – Mutirão de Confissões

14h às 17h e 19h às 21h – Atendimento de confissões na Catedral

17 de abril – Quinta-feira Santa

09h – Missa dos Óleos e renovação das promessas sacerdotais. Presidida por dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba.

17h – Missa da Ceia do Senhor (Lava Pés). Presidida por dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba.

20h – Procissão do Silêncio

18 de abril – Sexta-feira Santa

09h – Via-Sacra

12h – Ofício da Agonia

15h – Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor Morto. Presidida por dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba.

19 de abril – Sábado Santo

17h – Solene Vigília Pascal. Presidida por dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba.

20 de abril – Domingo de Páscoa

06h – Santa Missa na Catedral. Presidida pelo Pe. Allan Karlos, pároco da Catedral.

09h – Santa Missa na Catedral. Presidida por dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba.

17h – Santa Missa na Catedral. Presidida pelo Pe. Luiz José, vigário da Catedral.

18h30 – Santa Missa no Mosteiro de São Bento. Presidida pelo Pe. Luiz José, vigário da Catedral.

A Arquidiocese da Paraíba convida todos a participarem das celebrações, que nos conduzem à alegria da Ressurreição e renovam nossa esperança em Cristo vivo e ressuscitado.

Compartilhe: