O chanceler brasileiro Mauro Vieira classificou como “um princípio auspicioso” o encontro que manteve nesta quinta-feira (16/10) na Casa Branca com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. A reunião, que durou pouco mais de uma hora, tratou da reversão das tarifas e sanções impostas a produtos brasileiros desde julho.
Vieira destacou que o diálogo ocorreu “num clima excelente de descontração e de troca de ideias”, com foco na retomada de uma agenda prática de cooperação. O chanceler foi acompanhado pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e outros diplomatas. Pelo lado americano, participaram Rubio, o representante comercial James Greer, o secretário assistente de Defesa Michael Benson e assessores da Casa Branca.
Segundo o ministro, a conversa começou de forma reservada, por cerca de 20 minutos, e evoluiu para uma rodada ampliada entre as equipes. “Prevaleceu uma atitude construtiva e voltada à retomada das negociações entre os dois países, em sintonia com o bom entendimento entre os presidentes Lula e Trump”, disse Vieira, referindo-se ao telefonema que os dois chefes de Estado trocaram na semana passada.
Vieira informou ainda que os governos já estão montando uma agenda de reuniões bilaterais e que manterá contato direto com Rubio “para monitorar os avanços e estabelecer prazos”. Também confirmou a intenção de realizar um encontro entre Lula e Trump “num momento oportuno para ambos os lados”.
O encontro desta quinta-feira foi o primeiro entre Mauro Vieira e Marco Rubio desde que Donald Trump reassumiu a Presidência dos EUA. O convite partiu do próprio secretário de Estado, após uma conversa telefônica com o chanceler brasileiro na semana passada.