sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
“Mandado pelo Espírito Santo”: Brasil recebe novo Papa com entusiasmo
09/05/2025 05:39
Redação ON Reprodução

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e lideranças da Igreja Católica no país manifestaram entusiasmo com a eleição do Papa Leão XIV, novo líder da Igreja, sucedendo o Papa Francisco. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (8), a CNBB destacou a “proximidade espiritual” do novo pontífice com o Brasil e expressou confiança em sua missão pastoral.

O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, leu uma mensagem oficial da Conferência: “O Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto. Foram dias intensos de oração, em que todas as nossas comunidades se uniram pelo sufrágio da alma do Papa Francisco e, depois, pelo Conclave, para que o Espírito Santo conduzisse o Colégio Cardinalício”.

Segundo Hoepers, Leão XIV — então cardeal Robert Francis Prevost — chegou a agendar sua participação na 62ª Assembleia Geral da CNBB, prevista para acontecer em Aparecida (SP), entre 30 de abril e 9 de maio. O agora Papa seria o pregador do retiro espiritual nos dois primeiros dias do encontro, adiado em razão do falecimento de Francisco. “Isso mostra o grau de sintonia dele com a Igreja no Brasil”, destacou.

Também presente na coletiva, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, classificou o período entre a morte de Francisco e a eleição de Leão XIV como um “cenáculo de espera e oração”. Ele descreveu esse intervalo como um momento de comunhão e espiritualidade profunda, vivido em unidade por fiéis do mundo inteiro.

Na Paraíba, o arcebispo metropolitano dom Manoel Delson também comemorou a escolha. “O Espírito Santo mandou um Papa que vai dar continuidade ao pontificado do Papa Francisco. Isso é muito bom. A Igreja precisa de continuidade, não de rupturas”, afirmou. Delson destacou a espiritualidade agostiniana do novo Papa e fez uma associação direta com Leão XIII, que introduziu a Doutrina Social da Igreja no século XIX. “A escolha do nome me chamou a atenção. Leão XIV evoca Leão XIII, um papa com forte compromisso social. Acredito que veremos uma grande contribuição nesse campo”, acrescentou.

A eleição de Leão XIV foi recebida com entusiasmo e esperança por diversas alas da Igreja brasileira, que veem no novo pontífice um pastor que unirá tradição e renovação — dois pilares do legado deixado por Francisco.

canal whatsapp banner

Compartilhe: