O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Rosangela da Silva, a Janja, foram recebidos nesta segunda-feira (13) pelo papa Leão XIV, no Vaticano. Foi o primeiro encontro entre o casal e o novo pontífice.
Segundo comunicado oficial, Lula destacou que “eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua santidade, o papa Leão XIV, no Vaticano. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”.
Durante a audiência, o presidente relatou ao papa sua participação no encontro da FAO e ressaltou que, em dois anos e meio de governo, o Brasil saiu pela segunda vez do Mapa da Fome. O governo informou que Lula parabenizou o pontífice pela Exortação Apostólica Dilexi Te e pela mensagem “de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres”.
Ainda segundo o comunicado, Lula convidou o papa para participar da COP30, que será realizada em Belém, mas o pontífice recusou o convite devido aos compromissos do Jubileu. Leão XIV, no entanto, garantiu que o Vaticano estará representado no evento.