O governador João Azevêdo prestigiou, na noite dessa quinta-feira (4), o lançamento da biografia do ex-governador da Paraíba Tarcísio Burity. De autoria da historiadora e ex-primeira-dama Glauce Navarro Burity, a obra intitulada “Tarcísio Burity: O Intelectual na Política Paraibana” traça toda a vida do ex-governador, fazendo sobressair o lado acadêmico do político.
Durante o evento, realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, João Azevêdo destacou o legado de Burity na política paraibana. “Estou muito feliz por estar aqui. Essa biografia, que era muito esperada, retrata a vida de um homem que foi muito importante para a política paraibana, para a cultura paraibana e por tudo o que ele deixou de legado. O Espaço Cultural, onde nós estamos vivenciando este momento, foi dos legados que Tarcísio Burity deixou para o nosso Estado, entre tantas obras que ele realizou”, disse o governador.
Glauce Burity externou satisfação pela concretização da obra sobre momentos essenciais da vida do ex-governador Tarcísio Burity. “Para mim, foi uma grande satisfação ter realizado essa obra, porque ela retrata exatamente a vida de Tarcísio Burity: o nascimento, a infância, os primeiros estudos, a formação intelectual, a atuação dele na política — essa biografia tem todos os pormenores. Eu escrevi tanto que, quando terminei, eram 1.040 páginas. A revisora pediu que eu reduzisse — o que foi feito —, mas mantendo a precisão e a profundidade dos fatos”, contou.
“Aos dez anos de idade, Tarcísio entrou no Seminário — e ele dizia que era um local de muita reflexão. Ele tinha um grande amor pela cultura, a Grécia Antiga. Daí, surgiu a inspiração para esse título, para destacar que ele era um intelectual na política”, acrescentou Glauce Burity.
A biografia de Tarcísio Burity é o resultado de mais de quatro anos de pesquisa, que foi intensa e chegou a render, inicialmente, mais de mil páginas. Após várias modificações, o livro ficou reduzido a 624 páginas, divididas em 14 capítulos — sem perder a densidade e a precisão dos fatos, como ressaltou Glauce Burity.
Famoso por suas aulas de direito e apaixonado pela Grécia Antiga, o lado intelectual de Tarcísio Burity contribuiu para o nascimento de várias obras importantes, como o Espaço Cultural e a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) — isso sem falar nos grandes conjuntos habitacionais, como Mangabeira e Valentina de Figueiredo.
O lançamento da biografia do ex-governador Tarcísio Burity foi prestigiado pelo secretário de Estado da Cultura (Secult), Pedro Santos; pelo secretário da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; e pela presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez. O evento teve ainda a presença de filhos e netos do ex-governador, assim como de personalidades da cena cultural paraibana, como o presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), Ramalho Leite, além de vários amigos da família Burity.