O pastor Jesse Jackson, líder dos direitos civis que foi candidato à presidência dos EUA, morreu aos 84 anos. Ele foi um pastor batista criado no sul segregado dos Estados Unidos, que se tornou próximo de Martin Luther King Jr.
Jesse Jackson concorreu duas vezes à indicação presidencial democrata. Durante sua vida, ele atuou em negociações diplomáticas, missões humanitárias e campanhas contra a discriminação racial, deixando um legado marcado pela defesa dos direitos civis nos Estados Unidos.
A família de Jesse Jackson divugou nota: “Nosso pai era um líder servidor – não apenas para nossa família, mas para os oprimidos, os sem voz e os marginalizados em todo o mundo”.
Na nota divulgada, a família informa que Jesse Jackson “morreu pacificamente na manhã de terça-feira, cercado por sua família”.
Jesse Jackson nasceu em 8 de outubro de 1941 em Greenville, Carolina do Sul. Logo cedo ele se envolveu na política. Na década de 1960 ele ganhou destaque como líder da Conferência de Liderança Cristã do Sul, de Martin Luther King.
Jackson estava presente com King quando este foi assassinado em Memphis em 1968.