O Governo da Paraíba tem trabalhado para que os municípios paraibanos tenham o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) em plena atividade, para assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios com a garantia do selo de qualidade, possibilitando sua chegada a novos mercados, inclusive fora do Estado. A implantação do SIM foi o tema principal da quinta reunião ordinária do Fórum Estadual de Secretários e Secretárias de Agricultura da Paraíba (Fessagri), ocorrida na manhã desta sexta-feira (28), dentro da programação da Feira Agropecuária do Brejo Paraibano 2025 (Feabe-PB), que acontece até este domingo (30), no Parque de Exposição de Bananeiras, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). O vice-governador Lucas Ribeiro visitou a feira e esteve presente à reunião.
O presidente do Fessagri, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo, ressaltou a importância do encontro e dos municípios implementarem o SIM. “A implantação do SIM é de muita importância para o desenvolvimento dos municípios. Com ele será possível que os produtores rurais consigam garantir a qualidade de seus produtos e ampliar os negócios para o país inteiro, chegar a novos mercados”, ressaltou.

Joaquim Hugo defendeu o empenho dos municípios em ter o SIM: “O processo de autocertificação dos produtos garante a qualidade dos mesmos, faz crescer a produção. Os municípios precisam se reunir, atuar juntos para implantar o SIM”. E completou que o Governo do Estado tem trabalhado para que os municípios paraibanos tenham o SIM em plena atividade. “Com os produtos com o selo de qualidade, a Paraíba cresce, é mais renda para as famílias dos produtores rurais paraibanos. Todo mundo sai ganhando”, apontou.
Em seguida, a diretora de Suporte e Normas do Ministério da Agricultura e Pesca, Judi Maria Nóbrega, que é paraibana, proferiu a palestra “Governo Federal, Estadual e Municipal na Estruturação do Sistema de Inspeção Municipal – SIM”. Ela fez um panorama das vantagens para toda a cadeia produtiva em ter o sistema plenamente implementado e mostrou como os municípios devem atuar para fazê-lo.

Judi Nóbrega parabenizou a Paraíba por ter as Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar envolvidas em ações visando a implantação do SIM nos municípios paraibanos. “Com a certificação devida, o produto de um determinado município poderá estar em todo o território nacional, gerando novas oportunidades para o produtor rural”, frisou.
Além do secretário Joaquim Hugo e da palestrante Judi Maria Nóbrega, a mesa da reunião da Fessagri foi composta pelo representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB), Sérgio Gouveia Martins; secretário de estado executivo de Agricultura Familiar, Bivar Duda; representando todos os municípios paraibanos, o prefeito de Barra de Santa Rosa, Alexandro Vieira; e o secretário de Desenvolvimento de Mari, Severino Ramos.
A apresentação da reunião foi feita pela secretária executiva do Fessagri, Márcia Dornelles. O presidente da Federação Paraibana de Agricultura (Faepa), Mário Borba, estevive presente no evento.
A Feabe 2025 acontece até este domingo e conta também com o apoio do Sebrae-PB, Prefeitura de Bananeiras, Empreender-PB, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB), Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa-PB), Banco do Brasil, Serviço Social do Comércio (Sesc) e patrocínio do Governo Federal.