A cidade de Sousa, no Sertão paraibano, receberá a segunda edição da Mostra Colônia de Cinema. O evento ocorrerá no nesta quarta-feira, dia 2, com exibição de filmes de curta-metragem na Colônia Penal Agrícola do Sertão e na próxima sexta-feira, dia 4, será a vez dos adolescentes do Centro Educacional do Adolescente (CEA). Sempre a partir das 14h e tem o objetivo de proporcionando aos internos e adolescentes em conflito com a lei uma experiência enriquecedora por meio do cinema paraibano.
A Mostra Colônia de Cinema é um projeto cultural voltado à ressocialização através da arte. Com exibições de curtas-metragens de ficção, documentário e animação, a iniciativa busca ampliar horizontes e estimular reflexões entre os participantes. A primeira edição, realizada em abril de 2022 na Colônia Penal Agrícola do Sertão, alcançou grande repercussão ao exibir filmes regionais para os internos. Agora, o evento amplia sua atuação com uma rota de exibições, chegando também ao CEA.
Coordenada pela advogada e roteirista Dra. Clara Geysa Duarte, a Mostra tem um diferencial significativo: promove um diálogo entre os internos e o universo cinematográfico. “Nosso objetivo é contribuir com o processo de ressocialização através da cultura. Os participantes terão a oportunidade de assistir aos filmes e discutir sobre esse mundo mágico, ficcional e real do cinema”, destaca Clara Geysa.
Joaquim Rodrigues Neto, diretor da Colônia Penal Agrícola do Sertão, enfatiza que a Mostra complementa outras atividades de ressocialização realizadas na unidade, como a horta comunitária, marcenaria, confecção de bolas, biblioteca e produção de alimentos. “A cultura tem um papel fundamental nesse processo, e o cinema pode ser uma poderosa ferramenta de transformação”, afirma.
O evento reforça a posição de Sousa no cenário audiovisual sertanejo, fortalecendo sua tradição cinematográfica que inclui o Festissauro – Festival de Cinema de Sousa-PB, cineclubes, oficinas profissionalizantes e exibições em espaços culturais como o CCBNB e o Cineteatro Municipal. A Mostra também se destaca por fomentar o acesso à cultura e estimular novas possibilidades de formação profissional, incentivando a percepção de habilidades em escrita, produção audiovisual e artes.
A II Mostra Colônia de Cinema conta com o patrocínio da Fundação Municipal de Cultura de Sousa, Prefeitura Municipal de Sousa, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. O evento também tem apoio da direção da Colônia Penal Agrícola de Sousa, Secretaria de Administração Penitenciária, Governo do Estado da Paraíba, Acauã Produções Culturais e Agência Zero 01.