O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está elaborando uma nova declaração de emergência comercial como base legal para aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A informação foi revelada por fontes ouvidas pela agência Bloomberg e ainda não foi oficialmente confirmada, mas já provoca fortes reações no mercado financeiro
A tensão comercial acontece no momento em que o governo Lula discute a criação de uma política nacional para minerais críticos
Segundo analistas, como a balança comercial entre Brasil e Estados Unidos é superavitária para os americanos, seria necessário algum tipo de justificativa formal para que Washington pudesse impor a nova taxa. A declaração de emergência serviria justamente para isso.
Logo após a veiculação da notícia, o dólar teve alta expressiva. Por volta das 13h20, a moeda americana era cotada a R$ 5,5604, com valorização de 0,74%.
A tensão comercial acontece no momento em que o governo Lula discute a criação de uma política nacional para minerais críticos — setor considerado estratégico e que desperta grande interesse dos EUA. Em paralelo, o vice-presidente Geraldo Alckmin tem buscado diálogo com autoridades ligadas a Trump. Recentemente, ele conversou com o secretário de Comércio da campanha republicana, reforçando o “interesse do Brasil na negociação”.