Os fiscais do Procon-JP participaram de capacitação e treinamento no Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre os procedimentos de coleta e análise para avaliar a qualidade e a conformidade da gasolina tipo C, do etanol e do óleo diesel. A visita teve, ainda, o cunho institucional para formação de parceria, a exemplo do uso do Laboratório para analisar amostras colhidas em João Pessoa.
A equipe do Procon-JP que esteve na UFRN, na última terça-feira (9), teve a oportunidade de conhecer, in loco, como ocorre a recepção das amostras, como são feitos os principais testes, a exemplo de aspectos, cor, teor de etanol anidro, massa específica, teor de enxofre, presença de metanol, teor de biodiesel, ponto de fulgor dos combustíveis tanto da gasolina tipo C, como do etanol e do diesel S10.
O secretário Junior Pires comenta que, além da reciclagem e atualização dos fiscais relativo aos combustíveis em mais um curso de formação para melhor desempenho da função, também haverá a disponibilização de equipamentos para testes, a exemplo do PH, que verifica a acidez do etanol e a possibilidade de coleta de material para análise no laboratório da faculdade.
Terceiro do País – Ele avalia que a parceria com a UFRN cria um vínculo muito importante para o Procon-JP, uma vez que o Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes da instituição é considerado, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), como o terceiro melhor em análise de combustíveis do País. “O laboratório tem os melhores equipamentos de última geração”.
Equipamentos – O titular do Procon-JP pontua que o encontro também propiciou a possibilidade de a Secretaria receber equipamentos com os instrumentos específicos para proceder a uma fiscalização mais apurada nos postos e distribuidoras de combustíveis de João Pessoa. “Além de podermos enviar amostras para análise em um dos melhores laboratórios do Brasil”.
Efeitos práticos – Junior Pires acrescenta que a parceria traz a certificação de confiança com uma instituição que pode testar a qualidade e a conformidade dos combustíveis e que é colocada à disposição do consumidor de João Pessoa. “Para efeitos práticos, a fiscalização recebeu não apenas a capacitação, mas, também, a disponibilização de equipamentos e da análise das amostras recolhidas pelos nossos fiscais”.
Atendimentos do Procon-JP
Sede: Avenida Pedro I, 382, Tambiá, das 8h às 17 (distribuição de fichas entre às 8h e às 16h30)
Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179
WhatsApp Transporte público: (83) 98873-9976
Instagram: @procon_jp
Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br