quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Festival Janeiro Arretado celebra 15 anos com programação gratuita em instituições sociais
18/01/2026 10:35
Redação On com assessoria Divulgação

O Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas comemora, em 2026, 15 anos de realização do Festival Janeiro Arretado de Teatro Circo Dança e Músicas para Crianças, consolidado como um dos mais importantes festivais dedicados à infância e juventude na Paraíba. Em sua 15ª edição, o festival reafirma seu compromisso social e cultural ao levar toda a programação gratuitamente para asilos, abrigos, institutos e ONGs, democratizando o acesso à arte e fortalecendo vínculos comunitários.

Nesta edição especial, o festival valoriza artistas da cidade e apresenta uma programação diversa, contemplando todas as linguagens que marcam a identidade do Janeiro Arretado: teatro, circo, dança e música, sempre com foco no caráter lúdico, pedagógico e inclusivo das ações culturais.

A programação tem início no dia 18 de janeiro, dia de comemorarmos também, os 28 anos de existência do grupo, com o nosso espetáculo “Troca-se Histórias por Brincadeiras”, no Lar de Idosos AMEM, na cidade de Cabedelo. Contando histórias e ganhando brincadeiras, o espetáculo constrói um universo interativo, dinâmico e bem-humorado entre atores e público. Em cena, o palhaço aventureiro Dengoso e seu sobrinho Pitoco, um garoto músico e brincalhão, trocam histórias por brincadeiras, conduzindo a narrativa por meio da palhaçaria, da contação de histórias e do resgate da cultura popular nordestina, celebrando a brasilidade e a transmissão de saberes culturais.

No dia 20 de janeiro, o festival apresenta o espetáculo “Além do Arco-Íris”, do Studio de Dança Sergio Nazza, na APAE-JP, no bairro dos Bancários. A montagem revisita a tradicional fábula “O Mágico de Oz” por meio da linguagem da dança, encantando o público com movimento, sensibilidade e poesia.

Já no dia 21 de janeiro, o Grupo Arretado Produções retorna à programação com o espetáculo “Quem Mente o Nariz Cresce, uma História de Pinóquio”, na Vila Vicentina, no bairro da Torre. O musical infantil, recheado de emoção e humor, revisita o clássico do boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade. A montagem aborda temas atuais e relevantes, como a banalização da mentira, a educação, as relações pessoais, o uso da internet e as lições morais, mesclando teatro, música, circo e teatro de bonecos, em um espetáculo contemporâneo e para todas as idades.

No dia 24 de janeiro, é a vez do espetáculo “O Mundo Miúdo”, da Companhia Lua Crescente, no Instituto Soluar, no bairro de Mangabeira. Voltado para todas as idades, o espetáculo é centrado no teatro de bonecos, explorando marionetes, ventriloquia e o babau nordestino, com direção e atuação de Kleber Marone. A montagem convida o público a mergulhar em um universo encantado, despertando memórias de infância e apresentando às novas gerações uma importante brincadeira artística popular.

O encerramento, no dia 25 de janeiro, acontece na OSC Luz do Mundo, no bairro da Ilha do Bispo, com o Show do Mágico Bruno. Um verdadeiro show de mágicas, que promete encantar crianças e adultos com surpresa, diversão e muita imaginação.
Ao completar 15 anos, o Festival Janeiro Arretado reafirma sua missão de usar a arte como ferramenta de transformação social, levando alegria, reflexão e encantamento a públicos diversos, fortalecendo o acesso à cultura e celebrando a potência da arte feita para e com as crianças.

Acesse  nossa  programação do  Instagram do Grupo Arretado Produções
@arretadoproduçoes.

canal whatsapp banner

Compartilhe: