sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Faltam mil dias para Los Angeles 2028, e o Brasil acelera a preparação olímpica
18/10/2025 17:54
Redação ON Reprodução

O calendário marca uma data simbólica para o esporte mundial: faltam exatamente mil dias para o início dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) vive uma fase de intensa preparação, com a meta de consolidar um ciclo que começou com resultados animadores em 2025.

Neste primeiro ano pós-Paris, atletas brasileiros já conquistaram medalhas e finais (até o 8º lugar) em campeonatos mundiais de diversas modalidades — das águas abertas à ginástica rítmica, passando por atletismo, boxe, canoagem, handebol, judô, natação, surfe, tênis de mesa, tiro com arco, vela e vôlei.

Segundo o consultor de esportes do COB, Jorge Bichara, o momento é promissor. “Tem sido um bom começo de ciclo. Há uma diversidade interessante de modalidades obtendo bons resultados, o que reforça a consistência do trabalho. Em anos pós-olímpicos, é natural que alguns grandes nomes ainda estejam voltando, mas o desempenho do Brasil segue sólido”, afirma.

Bichara destaca que o objetivo é ampliar o número de atletas com reais chances de medalha e descobrir novos talentos. “As confederações estão mais estruturadas e os atletas mais conscientes de que o alto rendimento não se limita às competições. Eles vivem a rotina olímpica 24 horas por dia”, diz.

A missão brasileira em Los Angeles também avança fora das arenas. Desde 2022, o COB vem mapeando instalações e serviços ao redor da Vila Olímpica, realizando visitas técnicas e reuniões estratégicas com o comitê organizador. O planejamento inclui viagens de reconhecimento, como o Open Day em Los Angeles, onde foram discutidos aspectos logísticos e novas modalidades do programa olímpico.

Joyce Ardies, gerente de Jogos Internacionais do COB, explica que o foco agora é consolidar as operações. “Estamos avançando em negociações e contratações de frentes estratégicas ainda neste ano, para garantir instalações adequadas, dividir investimentos e realizar testes operacionais em 2027. O sucesso da delegação depende do planejamento antecipado e de ensaios que permitam ajustes antes do evento.”

Com mil dias pela frente, o Time Brasil inicia a contagem regressiva com organização, ambição e confiança. O caminho até Los Angeles será longo — mas o destino, olímpico.

canal whatsapp banner

Compartilhe: