sábado, 6 de dezembro de 2025
Estêvão se espelha em ídolos brasileiros do Chelsea: “Espero segui-los”
09/08/2025 19:37
Site Fifa Site Fifa

Ao conhecer os muros do centro de treinamento de Cobham pela primeira vez como jogador do Chelsea, Estêvão se deparou com lembranças de algumas das grandes conquistas da história dos Blues. Algumas delas, ele mesmo se lembra de ter visto pela televisão, ainda como um garoto no Brasil, como as Liga dos Campeões da UEFA de 2012 e 2021 e os cinco títulos da Premier League neste século.

Somam-se a estas glórias a recente conquista do Mundial de Clubes da FIFA 2025™ em uma galeria de troféus que reúne todos os títulos possíveis para um clube inglês. Mas, além da beleza das taças, outro fator chama atenção de quem observa tudo com mais cuidado: quase sempre havia um brasileiro em campo vestindo azul.

‘É um prazer estar aqui, onde tantos brasileiros fizeram história”, disse Estêvão ao site do Chelsea. “Espero seguir aqueles que escreveram uma história linda como a deles aqui no Chelsea.”

Antes mesmo de chegar ao Chelsea oficialmente, Estêvão contou com o apoio de um ídolo brasileiro dos Blues para ter as portas abertas do clube para ele: Thiago Silva. Na última rodada do Brasileirão 2024, o Fluminense visitou o Palmeiras e venceu por 1 a 0. Naquela altura, o acordo entre Palmeiras e Chelsea já havia sido anunciado.

Após o apito final, o experiente zagueiro, que conquistou a Liga dos Campeões com o Chelsea e a Copa Intercontinental da FIFA em 2021, foi até o atacante para deixar um recado.

“Ele disse que eu iria amar este clube, que tem uma estrutura incrível e é um clube incrível. E agora (que estou aqui), consigo ver isso.”

Ao todo, 11 brasileiros já foram campeões com a camisa do Chelsea, em uma história escrita por jogadores como David Luiz, Willian e Ramires. Os últimos dois a entrarem nessa lista foram Andrey Santos e João Pedro, que estiveram com o elenco que conquistou o Mundial, em julho deste ano.

No torneio dos Estados Unidos, Estêvão viveu um momento agridoce em sua carreira profissional. Já negociado com o Chelsea, ele entrou em campo pelo Palmeiras no confronto de quartas de final com os ingleses e marcou o gol de empate, o seu primeiro na competição e último pelo clube brasileiro.

Foi o capítulo final de sua trajetória de 83 jogos, 27 gols e 15 assistências pelo time profissional do Palmeiras, com o qual conquistou o Brasileirão de 2023 e o Campeonato Paulista de 2024.

Apesar da tradição brasileira no Chelsea, não foi esse o fator que mais chamou a atenção de Estêvão ao escolher o clube inglês. Com propostas de diferentes equipes europeias, os Blues apareceram como a alternativa que reunia tudo que o jovem esperava para começar sua aventura no futebol europeu. “Era um sonho para mim e para a minha família (jogar em um grande clube da Europa) e eu posso realizá-lo agora”, ele afirmou.

“O planejamento, a estrutura, o clube. Tudo. Mas principalmente os planos e o projeto do clube interessaram a mim e à minha família, e acho que foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado.”

Ao falar sobre projeto, Estêvão provavelmente se refere também à juventude do elenco do Chelsea. Investindo pesado em revelações globais nos últimos anos, o time inglês tem verdadeiras estrelas que ainda não chegaram à idade que normalmente traz o auge para jogadores de futebol.

Na final do Mundial de Clubes da FIFA, o time titular de Enzo Maresca tinha uma média de idade de apenas 24,2 anos. Os únicos jogadores com mais de 25 anos eram o goleiro Robert Sánchez (27) e os defensores Trevor Chalobah (26) e Marc Cucurella (26).

‘Estou muito animado”, reforçou. “É uma nova experiência em minha vida, um novo estágio. Estou ansioso para isso e espero que tudo dê o mais certo possível.”

Mesmo jovem, Estêvão tem os olhos bem apontados para o futuro e não quer saber de pensar pequeno. Em um clube acostumado a ver brasileiros triunfando, o atacante não quer ser apenas mais um na lista. Ele quer ser o melhor de todos.

“Quero vencer todos os títulos possíveis: a Premier League e a Liga dos Campeões também. Pessoalmente, quero ser o melhor do mundo e seguir trabalhando para que esses sonhos se realizem.”

canal whatsapp banner

Compartilhe: