sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Entidades sindicais preparam ato público em apoio a sindicalista alvo de ação judicial de Hugo Motta por conta de outdoors em CG
28/11/2025 09:38
Da redação do ON Arquivo

O Fórum Paraibano em Defesa do Serviço Público realizará na próxima quinta-feira, dia 4 de dezembro, a partir das 9h, em frente à Assembleia Legislativa da Paraíba, na Praça João Pessoa, a popular dos Três Poderes, em João Pessoa, um ato em apoio José Araújo Pereira, coordenador do Sindicato Sintef-PB de Campina Grande. O sindicalista foi acionado na Justiça pelo presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicamos), após o sindicato espalhar outdoors contra a PEC da Blindagem .

Nas peças publiciátiarias, aparece o rosto do parlamentar estampado afirmando: “Eles votaram sim para a proteger políticos que cometem crimes”. Os outdoors permaneceram espalhados por Campina Grande durante 15 dias no mês de outubro último.

Hugo Motta não gostou do conteúdo dos outdoors e acionou judicialmente o sindicalista José Araújo Pereira. O parlamentar paraibano afirmou aceitar retirar o caso da justiça mediante um acordo em que fossem divulgados outdoors de retratação. Uma audiência de conciliação foi realizada, mas sem acordo.

Esta semana, a Justiça Federal da Paraíba rejeitou o pedido apresentado por Hugo Motta para retirar os outdoors que criticavam a PEC da Blindagem. O juiz Vinícius Costa Vidor entendeu que o material estava protegido pela liberdade de expressão e não configurava difamação. Na decisão, o magistrado ressaltou que agentes públicos estão sujeitos a maior escrutínio e têm proteção menor da imagem no debate político. A PEC da Blindagem, alvo das críticas, acabou rejeitada pela CCJ do Senado e arquivada após forte reação popular.

Na convocação do ato público da próxima quinta-feira, os organizadores afirmam que o Fórum Paraibano em Defesa do Serviço Público, com apoio da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, está mobilizando centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais para a mobilização..

“O objetivo do ato é mobilizar a atenção dos parlamentares e sociedade paraibana de modo geral para pressionar Hugo Motta a retirar o processo movido contra o sindicalista, por sua atuação sindical completamente legítima, realizando atos decididos em assembleia coletiva do seu sindicato”, diz o texto de divulgação das entidades envolvidas na mobilização, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A nota completa: “Para o Fórum Paraibano em Defesa do Serviço Público o processo movido pelo presidente da Câmara dos Deputados é um ataque ao movimento sindical, que tem lutado contra a aprovação da reforma administrativa, pauta em trâmite no congresso, entre outras pautas bombas que atingem não só a classe trabalhadora, mas toda a população brasileira”.

canal whatsapp banner

Compartilhe: