O deputado estadual Sargento Neto (PL), da Paraíba, anunciou que está em deslocamento para Brasília para participar da chamada “Caminhada pela Liberdade”, mobilização organizada por lideranças bolsonaristas em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Apesar das imagens divulgadas nas redes sociais mostrarem o parlamentar caminhando por uma rodovia, Sargento Neto não fará o trajeto completo a pé desde a Paraíba. A intenção é se juntar, em parte do percurso, à caravana que segue em direção à capital federal, em um gesto simbólico de apoio ao movimento.
Nos vídeos, o deputado afirma que a iniciativa é um protesto contra decisões da Justiça e em defesa do que chama de liberdade de expressão. Segundo ele, o objetivo da mobilização é pressionar por liberdade ou prisão domiciliar para Bolsonaro e para os condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes.
A distância entre João Pessoa e Brasília, caso fosse percorrida integralmente a pé, ultrapassa os 2.200 quilômetros, o que reforça o caráter simbólico e performático da adesão do parlamentar ao ato, ainda que sua participação ocorra apenas em um trecho da caminhada.
A mobilização foi convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira, de Minas Gerais, que decidiu seguir a pé rumo a Brasília e transformou o deslocamento em ato político, explorado por meio de vídeos e discursos com críticas diretas ao Supremo Tribunal Federal e às decisões relacionadas ao 8 de janeiro.
Ao aderir à caminhada, ainda que parcialmente, Sargento Neto passa a integrar uma mobilização nacional da direita e da extrema-direita que aposta em gestos simbólicos e pressão política para tentar influenciar o sistema de Justiça.